Saiba mais sobre o Kombucha e suas propriedades || Créditos: Divulgação

Bebidas probióticas: kombucha é a mania do momento entre a turma saudável

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0
Saiba mais sobre o Kombucha e suas propriedades || Créditos: Divulgação

Nos últimos tempos muito se tem falado sobre os benefícios dos probióticos para a saúde. Em algumas pesquisas ficou evidente que o bom funcionamento do sistema digestivo pode fortalecer o sistema imunológico e favorecer a performance do metabolismo. Para garantir o equilíbrio da flora intestinal entram em cena os probióticos na forma de comprimidos ou bebidas, como um dos hits do momento, o kombucha.

Apesar de ter ganhado destaque há pouco tempo no Brasil, o kombucha é uma bebida popular em países asiáticos há milhares de anos. Produzida a partir da fermentação do chá preto ou verde, se tornou o complemento probiótico preferido das blogueiras fitness.

Disponível em vários sabores, o que torna o kombucha tão especial – e um aliado da saúde  – é que após passar pelo processo de fermentação, se transforma em uma bebida gaseificada repleta de vitaminas, enzimas e ácidos que, se consumida diariamente, pode trazer diversos benefícios para o cérebro e coração.

“Por conter microrganismos de qualidade, o kombucha favorece o funcionamento do sistema digestivo. O resultado de sua ingestão é a colonização do intestino com bactérias benéficas, que promovem o ajuste do bolo fecal, revertendo problemas comuns como a prisão de ventre, por exemplo. Isso reflete diretamente na disposição, na pele e humor”, explica Dr. Rocha, médico e pesquisador na área de nutrição. Segundo ele, a bebida é uma aliada também no controle da diabetes por suas propriedades antioxidantes. Se você está na dúvida se deve incluir ou não na sua alimentação, o ideal é consultar seu médico antes. Aqui, resumimos alguns dos principais benefícios dessa bebida milenar. Confira:

1. Antioxidantes poderosos
Os antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres, moléculas reativas que podem com o tempo danificar as células do organismo. É cientificamente comprovado que antioxidantes de alimentos e bebidas são muito melhores para a saúde que o de suplementos. Estudos também apontam que o Kombucha feito a partir do chá verde tem poderosos efeitos antioxidantes no fígado. Quem consome diariamente relata aumento na disposição e mais energia.

2. Sistema imunológico
Os compostos antioxidantes presentes na Kombucha favorecem também o bom funcionamento do sistema imunológico. Além disso, os probióticos presentes na bebida aumentam o número de bactérias benéficas do intestino que faz com que os nutrientes dos alimentos ingeridos sejam melhor aproveitados, potencializando ainda mais a ação do sistema imunológico contra agentes invasores. Quem ingere a bebida se torna menos suscetível a problemas de saúde como sinusite, gripes, dores de garganta e até mesmo pneumonia.

3. Articulações e pele 
Outro ponto importante a considerar é que quando o intestino está saudável isso se reflete diretamente na pele. Além disso, a glucosamina presente na bebida ajuda a preservar o colágeno do organismo, atua na prevenção e recuperação de lesões nas articulações, proporcionando assim uma pele mais bonita, saudável e firme. A ingestão do kombucha previne as dores de artrite, artrose e pode até mesmo reverter alguns casos de celulite.

Para conhecer 

Em São Paulo já existe um bar dedicado à bebida para você experimentar. O Kombucha Bar, em Pinheiros, é o primeiro especializado em kombucha do Brasil. Com mesas compartilhadas e wi-fi, a bebida é servida direto de torneiras, em sabores novos e inusitados. A novidade é o  Honesty Service. Por lá, você mesmo se serve, anota o seu próprio consumo e paga, tudo sozinho, sem controle. Você também pode adquirir um kit para fazer seu próprio kombucha em casa no site da Vih!.

https://www.instagram.com/p/BfOBrbnlKEe/?taken-by=vihalimentos

Serviço

VIH! Kombucha Bar – Rua Costa Carvalho, 138 – Pinheiros – São Paulo

 

 

 

Você também pode gostar