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Empresário a frente da MField lista insights que o levou a escrever um dos livros mais vendidos da Amazon, obra que explora todo o ecossistema do mercado da influência como potencializador de negócios

Flávio Santos, CEO da MField – Foto: Iude Richele

Em comemoração ao Mês do Livro, o empresário Flávio Santos, CEO e cofundador da MField e autor do best-seller ‘Economia da Influência’, separou dicas valiosas para aqueles que querem investir em transformar seus artigos, notas e pensamentos em grandes histórias.

Apaixonado por este universo, o empresário natural de Minas dedicou anos na construção de seu primeiro livro, lançado há pouco mais de um ano. “Eu sempre gostei de ouvir e contar boas histórias. E ao perceber a quantidade de artigos e anotações que eu tinha guardado sobre o tema que me acompanha na vida e na profissão, decidi que era a hora de compartilhar esse conteúdo com outras pessoas”, conta Flávio.

A obra, que retornou recentemente à lista de livros mais vendidos da Amazon, explora, por meio de exemplos reais ricos em detalhes, todo o ecossistema da influência no mundo. Passando pelos primórdios desse mercado, até os dias atuais, do qual se tornou uma profissão responsável por movimentar bilhões de cifras ao redor do mundo.

Confira as dicas do executivo:

  1. Tenha total domínio do conteúdo a ser apresentado: Se tratando de livros que exploram temas de grande abrangência como o meu, é importante que saibamos até os mínimos detalhes sobre o que será abordado, pois só assim será possível discorrer, de forma fluída, sua linha de pensamento para se conectar com o seu leitor. E mesmo que esse assunto pareça ser de fácil entendimento, conversamos com a grande massa na era da descentralização, então, nem tudo é um assunto conhecido por todos.
  2. Invista no que de fato irá agregar valor aquela história: Se assim como eu você tem muitos pensamentos a serem externalizados, a dica que eu dou é reunir todo esse conteúdo, seja artigos, blocos de nota, prints e anotações e pense, todos funcionam juntos como um livro? Assim, você conseguirá visualizar melhor a forma que os capítulos se desenvolvem e se conectam com uma introdução, desenvolvimento e conclusão. E por meio dessa organização, é possível até pensar em mais de uma história.
  3. Confie no processo da escrita: O momento mais difícil de se desenvolver um livro é quando você senta e começa a colocar, de fato, a história no ‘papel’. Sei que o medo de ser prolixo e proporcionar uma leitura cansativa é constante, mas externalize tudo, e depois veja com o olhar de um leitor, se você se interessaria por esse livro, pois isso vai te ajudar a formatar esse conteúdo, o deixando fluído e principalmente, envolvente, fazendo com que quem leia, tenha sempre aquele gostinho de ler ‘só mais um capítulo’.
  4. Não pense em números, e sim em conteúdo de qualidade: Mesmo sendo algo importante para quem vive disso, acredito que precisamos sempre nos dedicar a criar uma história que leve os nossos leitores para dentro do nosso universo. Fazendo inclusive com que ele queira saber mais sobre aquele assunto, e não se contente apenas com o que viu escrito naquelas páginas. Tendo isso bem feito, o retorno, seja ele financeiro ou de reputação nesse mercado, vai ser uma consequência natural.

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