Publicidade

A queda dos hormônios femininos no período próximo à menopausa é a causa de profundas e bem conhecidas mudanças na vida da mulher: ondas de calor, alterações de humor, ganho de peso e perda de libido são alguns dos sintomas que podem ser experimentados. Porém, existe uma condição em particular ainda pouco falada e que pode ser muito prejudicial para a saúde feminina: a atrofia vaginal.

A atrofia vaginal acontece devido à diminuição da produção de colágeno e vasos sanguíneos na região íntima, diminuindo sua elasticidade e lubrificação. Ela pode começar logo no período que antecede a menopausa e costuma piorar nos anos que se seguem.

Os sintomas decorrentes da atrofia vaginal são:

• Sensação de ressecamento vaginal

• Dor durante a relação sexual

• Sensação de ardência e coceira

• Sangramentos ao realizar a higiene íntima ou após o sexo

• Infecções urinárias recorrentes

• Corrimentos vaginais recorrentes

O tratamento para a atrofia vaginal consiste na reposição de hormônios, seja via oral/em gel, seja via vaginal. Para pacientes que não podem ou não querem usar hormônios, ou que têm pouca resposta com o seu uso, podemos utilizar o laser vaginal, um tratamento moderno que tem se mostrado altamente seguro e eficaz.

Se você se identifica com esses sintomas, não hesite! Procure ajuda do seu ginecologista e melhore sua qualidade de vida!

 

Sobre Dra. Debora Manor

Dra. Débora Lempkovitz Manor é médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Ginecologista e Obstetra com especialização em Patologias do Trato Genital Inferior pelo Hospital da Santa Casa de São Paulo, possui título de especialista pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (TEGO), e atua principalmente com foco em laser ginecológico, menopausa, distúrbios hormonais, contracepção e sexualidade. É diretora clínica da Clínica DOME, espaço voltado para a saúde e estética feminina, onde realiza seus atendimentos ginecológicos.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter