A segunda semana do mês de outubro será agitada: teremos Lua Nova nesta terça-feira e a entrada de Vênus em movimento retrógrado nesta quarta-feira, o que promete acarretar atrasos e criar confusão. A Lua Nova se dará às 15h46 no simpático Libra, signo dos relacionamentos, da paz e harmonia, da ética e estética que a vida deve ter para ficar mais agradável, charmosa e gostosa de viver.
* Sol e Lua em Libra formarão ótima aliança com o meio do céu (as metas a que visamos atingir), o que além de positivo, assegura o sucesso do período. Porém, o ciclo pede ajustes e reavaliações: é hora de pesquisar, de ir mais longe, mais fundo, mais profundo.
* Vênus, a pequena benéfica, caminha ao lado de Marte em Escorpião, ressaltando as parcerias e prometendo expansão, ampliação de horizontes e novos interesses, desde que levemos em consideração os sentimentos alheios, os princípios éticos, a busca pelo diálogo, pela justiça e pelo equilíbrio: temos que valorizar o real e o possível.
* Júpiter, conhecido como o expansor, e Urano, o criativo revolucionário, caminham de mãos dadas no céu e ocupam lugar de destaque nesta semana, assegurando que haverá expansão, novidades, surpresas e inversões no jogo de forças e poder. Aguardemos!
* Na lunação desta semana, Mercúrio, o mensageiro, se encontra em Libra e em destaque ao lado de Saturno, o velho corregedor, o que ameniza sua tensão formada com Plutão, o transformador implacável, sugerindo que o diálogo é o melhor meio de encontrar equilíbrio, justiça e ética nas relações humanas.
* O grande fato astrológico da semana é a retrogradação de Vênus a partir desta quarta feira. Ela rege os relacionamentos de toda sorte, as transações financeiras e os negócios, além de representar as mulheres. Em Escorpião, acentua os assuntos relacionados ao poder, à economia, à saúde mental e a qualquer situação que esteja beirando os limites: é bom evitar gargalos, confrontos, decisões radicais e cirurgias de toda sorte.
* O passo retrógrado de Vênus, visa a subtrair os excessos. No entanto, também diminui a objetividade das funções exercidas pelo planeta, o que pode acarretar atrasos, confusões, dificuldades. Tais assuntos pedem introspecção, reflexão, revisão de atitudes e ações para um futuro reequilíbrio da situação, quando Vênus retornar ao seu movimento direto. Tal fenômeno deve atingir mais para os nativos de Escorpião/Touro/ Aquário/Leão do segundo e do primeiro decanatos.
por Ciça Bueno