Publicidade

 

a
Bela Gil aconselha: coma sempre que estiver com fome || Crédito: Divulgação

Depois de vender mais de 150 mil exemplares de seu primeiro livro, Bela Gil está de volta com novas receitas – sempre saudáveis – no recém-lançado “Bela Cozinha 2”. Além de 60 receitas das temporadas 2 e 3 e da versãovVerão do seu programa “Bela Cozinha”, exibido no GNT, o livro conta ainda com sete dicas essenciais para quem busca uma alimentação de qualidade. Tome nota!

1 – Coma devagar e mastigue muito bem os alimentos

“Comer com pressa nunca é bom. Quando eu paro pra comer, realmente me dedico a esse momento, e sei que faz um bem danado para o meu astral e para todo o processo digestivo. Comer devagar e mastigar muito bem os alimentos são ações muito simples, que não exigem nenhuma habilidade especial… Pense o quanto você tem deixado isso de lado no seu dia a dia e perceba o bem que essa mudança pode lhe fazer.”

2 – Troque o supermercado pela feira

“Sua criatividade na cozinha aumenta, a escolha pelos ingredientes da estação é mais natural, e você vai acabar levando pra casa mais legumes, frutas e verduras.”

3 – Consuma carnes e ovos com moderação

“Quem pensa em churrasco pensa sempre em carne, mas sugiro moderação para o consumo de carnes em geral (frango, peixe, vaca e porco) e ovos. Um jeito legal de não abrir mão totalmente das carnes é utilizá-las como tempero, e não como item principal do prato.”

4 – Perceba como você se sente após comer certos alimentos

“É muito bom se voltar pra si e perceber o próprio corpo. Independentemente do que dizem os especialistas, há coisas que podem te afetar e só você mesmo vai perceber o que é que te faz mal. Dor de cabeça, peso no estômago, azia, sonolência, irritação… Autoconhecimento é uma grande conquista, inclusive na área alimentar!”

5 – Coma quando estiver com fome

“Nosso corpo é um sistema muito bem programado para sinalizar quando precisa de mais combustível. São muitos processos delicados que se regulam pra avisar quando a gente tem que comer. A fome é nossa aliada para o bom funcionamento do corpo e para regular a energia – nem menos, nem mais. Agora, é importante diferenciar o que é fome do que é hábito, ansiedade, tédio…”

6 – Compre alimentos orgânicos e locais sempre que possível

“Essas escolhas vão além do que você coloca no seu carrinho; elas têm uma implicação em toda a cadeia produtiva, na economia e na ecologia. Leia o rótulo antes de comprar itens industrializados, procurando evitar aqueles que utilizam agrotóxicos, adubos químicos, antibióticos, hormônios e aditivos sintéticos. Aos poucos, você incorpora esses novos hábitos e o seu corpo vai funcionar melhor.”

7 – Não cozinhe os alimentos em excesso

“Além do cuidado na escolha dos ingredientes, o modo de prepará-los pode afetar o seu valor nutricional. No caso das vitaminas, pode-se acabar perdendo boa parte delas se o alimento não for consumido bem fresco, ou se for utilizado sem a casca, por exemplo. Um bom jeito de manter as vitaminas é não cozinhar os alimentos em excesso, principalmente os vegetais. Prefira cozinhá-los no vapor e reutilize a água de cocção para não perder as vitaminas.”

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter