No mundo da tecnologia a semana começa com muita expectativa em torno do anúncio que a Apple deverá fazer na próxima quarta-feira. Tudo indica que a fabricante do iPhone deverá revelar ao mundo os detalhes de uma nova versão do iPhone, possivelmente com novidades como a possibilidade de inserir dois chips e um design de contornos mais simples em relação aos modelos anteriores.
Mas uma turma de entendidos aposta que a empresa deverá usar a oportunidade para lançar seu primeiro óculos de VR (realidade virtual), projeto que está desenvolvendo há anos e é considerado como um dos maiores segredos do Vale do Silício. No mês passado, aliás, a Apple comprou a startup de VR Akonia Holographics, o que comprova seu interesse na área.
Segundo estimativas da consultoria de marketing e inteligência americana Statista, só nos Estados Unidos o mercado de VR deverá movimentar US$ 9,6 bilhões (R$ 39,2 bilhões) no próximo ano, soma que deverá saltar para US$ 14,5 bilhões (R$ 59,2 bilhões) em 2020 e US$ 19 bilhões (R$ 77,6 bilhões) em 2021. Por enquanto, o grande player do segmento é o Facebook, com seus Oculus VR. Mas a eventual entrada de uma gigante como a Apple no páreo tem tudo para mudar esse cenário. (Por Anderson Antunes)