É da França o novo aplicativo de compartilhamento de viagens que acaba de ser lançado no Brasil e que promete dar trabalho ao Uber, 99Taxis e afins. Líder mundial no segmento de ridesharing, o BlaBlaCar desembarca no país oferecendo aos seus usuários que possuem carro a possibilidade de dividir os custos de viagens de pequena e longa distâncias com outras pessoas que tenham os mesmos destinos.
Lançado em 2006 em Paris, o BlaBlaCar – que tem esse nome porque seus usuários podem pré-determinar se querem conversar pouco (“Bla”) ou muito (“BlaBlaBla”) durante as viagens – surgiu a partir de uma ideia que seu fundador, Frédéric Mazzella, teve três anos antes. Em uma viagem de carro para o interior da França, nas vésperas do Natal de 2003, Mazzella notou que a maioria dos carros pelos quais passava na estrada tinham assentos livres. Ele enxergou aí uma oportunidade para ganhar dinheiro e, junto com mais dois amigos, desenvolveu o aplicativo após conseguir €600 mil (R$ 2,6 milhões) em capital inicial com parentes e amigos.
Dez anos depois o BlaBlaCar já levantou mais de US$ 300 milhões (R$ 1,2 bilhão) com investidores dos Estados Unidos e da Europa, e hoje tem um valor de mercado de US$ 1,6 bilhão (R$ 6,5 bilhões). Com mais de 20 milhões de usuários em 20 países, o aplicativo chega ao Brasil de olho na frota de 50 milhões de veículos do país, no aumento do preço dos combustíveis e de pedágios por aqui e na necessidade de boa parte da população de cortar custos neste ano.
(Por Anderson Antunes)
- Neste artigo:
- APLICATIVO,
- BlaBlaCar,
- frança,
- Frédéric Mazzella,
- über,