Publicidade
90349662
90349662
90349662
Anish Kapoor || Créditos: Getty Images

Anish Kapoor, ganhador do Genesis Prize Laureate 2017, anunciou que vai doar o valor do prêmio, de US$ 1 milhão (R$ 3,12 milhões), em prol dos refugiados. Conhecido como o “Nobel judaico”, o prêmio israelense reconhece indivíduos comprometidos com os valores judaicos e foi revelado nesse domingo. Kapoor nasceu em Bombay, Índia, e é filho de mãe judia iraquiana e pai indiano.

O artista britânico-indiano aproveitou a visibilidade do prêmio para fazer uma espécie de apelo à comunidade judaica global, convocando todos a ajudar as milhões de pessoas deslocadas pelo mundo. “Sou um artista, não um político, e eu sinto que preciso falar contra a indiferença pelo sofrimento dos outros. Hoje há mais de 60 milhões de refugiados no mundo, qualquer que seja a geografia do deslocamento, a crise dos refugiados está na nossa porta… O bem-estar deles é o nosso é o nosso bem-estar, o desespero deles é o nosso.” Mais detalhes sobre o plano de ajuda de Kapoor serão anunciados em junho de 2017.

Em tempo: no início deste mês, o artista fez protesto anti-Trump ao reformular cartaz de 1974 do artista alemão Joseph Beuys que leva a frase “I Like America and America Like Me” (“Eu gosto da América e a América gosta de mim”, na tradução). No cartaz, Kapoor inseriu sua própria imagem. Em seguida, convidou outros artistas para se juntarem a ele. “Peço a outros artistas e cidadãos que divulguem seu nome e imagem usando a obra seminal de Joseph Beuys como foco de mudança social. O nosso silêncio faz-nos cúmplices das políticas de exclusão. Não vamos ficar em silêncio.”

nota anish
Cartaz de Joseph Beuys reformulado por Anish Kapoor || Créditos: Reprodução

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Estilistas

Estilistas

A moda brasileira é um caldeirão de influências culturais, cores vibrantes e uma energia única que reflete a...

Instagram

Twitter