Publicidade
André e seu pai, Antonio, em foto divulgada pelo Facebook Crédito: Facebook
André e seu pai, Antonio, em foto divulgada pelo Facebook Crédito: Facebook
André e seu pai, Antonio, em foto divulgada pelo Facebook Crédito: Facebook

Como um passarinho. Foi com essas palavras que André Abujamra descreveu a morte de seu pai, Antonio Abujamra, nesta terça-feira. O músico, que estava em Brasília a trabalho e acabou de chegar a São Paulo para o velório, falou pelo telefone com o Glamurama da própria casa de Antonio, em Higienópolis.

“Ele morreu como um passarinho. Foi dormir e acordou morto. Mas ele já não estava bem fisicamente. Estava velhinho. Depois que a minha mãe [Belinha] morreu [há dois anos], ele ficou bastante desgostoso com a vida. No fundo eu já estava sentindo. A vida já não fazia sentido para ele”, disse André.

Antonio Abujamra comandava o programa “Provocações”, da TV Cultura, desde 2000. E é justamente o nome do programa que André acredita ser a marca de seu pai. “Ele era um provocador nato, no bom sentido. Ele provocava para que a pessoas pudessem enxergar a vida de outro jeito. Lembro que a primeira frase que ele me ensinou na vida foi: ‘A vida é sua. Estrague-a como quiser’. E isso é lindo. Ele foi um cara maravilhoso. Um transgressor com uma visão de mundo muito bonita. Ele passou isso pros filhos, e os filhos estão passando para os netos. Meu pai deixou muita gente órfã. Não só filhos e netos”.

*

O músico, que vai lançar no próximo dia 17 o CD “O Homem Bruxa”, dedicado ao seu pai, “o grande homem bruxo”, falou sobre a homenagem, agora póstuma. “Você vê que maluco isso, né? Ele poderia tido essa homenagem em vida. E tem uma faixa [“Espelho do Tempo”], que gravei com ele, que fala exatamente sobre isso, que o brilho do olhar sempre permanece. Vai ser difícil cantar essa música no dia, mas vai ser muito bonito”. A faixa traz Antonio recitando uma poesia escrita por André.

Abaixo, o clipe da música “O Homem Bruxa”, feita em homenagem a Antonio. Eterno.

(Por Denise Meira do Amaral)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 30 de Abril

Dia 30 de Abril

A cada dia, nos aproximamos dos Jogos Olímpicos de Paris, mas os desafios persistem. Ainda há muitas obras...

Instagram

Twitter