Amigos de Jean-Michel Basquiat dizem que estão “horrorizados” com a nova campanha publicitária protagonizada por Beyoncé e Jay-Z. Na propaganda da Tiffany & Co, o casal posou ao lado de uma pintura do falecido artista e um dos mais valorizados da história.
Alexis Adler, que morou com Basquiat entre 1979 e 1980, comentou sobre sua indignação ao “The Daily Beast Sunday”. “Eu tinha visto o anúncio alguns dias atrás e fiquei horrorizado. A comercialização e a mercantilização de Jean e sua arte neste momento – não é realmente o que ele tratava”, disse.
Adler comentou que o artista anticapitalista, que morreu aos 27 anos, em 1988, gostaria que sua arte fosse colocada em museus, para que assim fosse mais acessível ao público. “Infelizmente, os museus chegaram tarde, então a maior parte da arte de Jean está em mãos privadas […] Por que mostrá-lo como um adereço para um anúncio?” ela disse. “Empreste para um museu. Em uma época em que havia poucos artistas negros representados em museus ocidentais, esse era seu objetivo: chegar a um museu.”
A cantora americana é a primeira mulher negra a usar um diamante Tiffany em mais de 150 anos de existência da joia. A peça, que nunca foi cogitada para venda, foi adquirida por Charles Lewis Tiffany, fundador da marca, em 1878. O diamante foi descoberto nas minas da África do Sul, e possui mais de 128 quilates, divididos em 82 faces.
- Neste artigo:
- beyonce,
- Jay Z,
- Jean Michel Basquiat,
- Tiffany & Co.,