Publicidade
A Baltic Coast Cycle Route
A Baltic Coast Cycle Route || Créditos: Divulgação
Vinícola na região de Baden, na Alemanha || Créditos: Divulgação
Vinícola na região de Baden, na Alemanha || Créditos: Divulgação

Chucrute, salsicha, batata e cerveja. Estas são as primeiras referências quando se fala em gastronomia germânica. Estes ícones da cozinha alemã, assim como as famosas tortas de maçã, estão no dia a dia do país. Mas não é só isso. Basta um passeio por suas principais cidades para conhecer a alta gastronomia praticada em restaurantes cheios de bossa e estilo na Alemanha.

Para harmonizar com as refeições, os vinhos locais atendem aos paladares mais exigentes. São treze regiões vinícolas demarcadas no país, cada uma delas com culturas e tradições próprias, que garantem uma variedade infinita de vinhos. Das espécies cultivadas, as castas mais importantes são riesling, silvaner e rivaner, nos brancos, e a spätburgunder, no tinto pinot noir.

Além do prazer da degustação, uma viagem pelas encostas ensolaradas das vinícolas é garantia de encontrar paisagens únicas em cenários encantadores. Montanhas cortadas por rios, charmosos vilarejos perdidos no tempo… Além disso, a produção é feita em áreas pequenas e, em grande parte, ainda com trabalho manual. Desde a região de Rheinhessen, passando por Baden, Francônia e Saxônia, os roteiros podem ser percorridos de bicicleta, trens e até mesmo a bordo de luxuosos navios de cruzeiros fluviais.

Duas rodas

A Baltic Coast Cycle Route || Créditos: Divulgação
A Baltic Coast Cycle Route || Créditos: Divulgação

Com a proximidade do verão no Hemisfério Norte, a bicicleta torna-se um meio de transporte para conhecer o país de forma bem agradável, além de ser um programa totalmente sustentável. São mais de 200 caminhos (70 mil quilômetros de trilhas) entre as principais metrópoles e românticos vilarejos. Os mais ambiciosos podem subir os Alpes de bicicleta, já os que pedalam por prazer talvez prefiram os vinhedos. Para as famílias, os percursos que margeiam os rios são ideais. Seja qual for a direção, sempre haverá facilidades para os ciclistas, como embarque de bikes em vagões e metrôs, além de variada oferta de hospedagem, seja em estalagens rurais, castelos e hotéis convencionais. Um charme!

* Em tempo: já contamos que a Casa Glamurama recebe, nesta terça-feira, um bate-papo sobre o turismo na Alemanha entre Joyce Pascowitch e Renata Araújo, do You Must Go Blog. Imperdível!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter