O chef e empresário Alain Ducasse, do restaurante de mesmo nome no luxuoso hotel Plaza Athénée, em Paris, aposta na culinária sustentável para o futuro da gastronomia. Ele acredita que sua terceira estrela no guia Michelin, conquistada nessa segunda-feira, seja também pelo uso consciente dos alimentos.
Em nota divulgada nesta terça, Ducasse agradeceu: “As três estrelas atribuídas hoje ao meu restaurante no Plaza Athénée confirmaram que a culinária francesa está avançando. Estamos entrando em uma era onde o chef torna-se responsável para o planeta, atraindo o produtor para seu lado. Ao afirmar a supremacia absoluta da natureza, expressamos uma nova política alimentar, mais responsável, mais sustentável e mais equitativo – com uma naturalidade na cozinha que abriu caminho para uma abordagem humanista na culinária, algo que o planeta precisa urgentemente”.
*
No total, a edição de 2016 do Guia Michelin, divulgada nesta segunda-feira, traz 600 restaurantes estrelados, nove menos do que a anterior. Com dois entrando e dois de saída, o clube de prestígio de três estrelas continua com 26 mesas, como em 2015.
- Neste artigo:
- alain ducasse,
- gastronomia,
- guia michelin,
- hôtel plaza athénéé,
- Paris,
- sustentável,