Publicidade
tamanho-bolsas
Projeto Akra de Samuray Martins || Créditos:Kenji Nakamura

No que depender de Samuray Martins, o artesanato nacional tem tudo para conquistar novos mares. O designer goiano radicado na Bélgica acaba de lançar o Projeto Akra, fruto de três anos de pesquisa por todo o território brasileiro visitando comunidades e regiões em busca de criações feitas à mão com matérias-primas orgânicas.

O resultado são bolsas e artigos de casa – redes, luminárias e cachepôs para velas, batizadas com nomes típicos da cultura Maranhense -, criados por Martins em parceria com artesãos de comunidades no Maranhão espalhadas pelas cidades de Barreirinhas e Tutoia, onde fica a sede do projeto, e por toda a Bahia, que chegam ao mercado via Akra Collection. É o slow fashion, baseado em peças atemporais e produzidas em pequena escala, falando mais alto.

Cada peça leva em média uma semana para ficar pronta – dependendo do rigor de detalhes, da técnica adotada e de seu tamanho – e é feita de linho de Buriti e da Piaçava, fibras que já deram vida, por meio do projeto, à musts de marcas como Vix por Paula Hermany e Ateen.

Bolsas de linho da Akra Collection || Créditos: Divulgação
Bolsas de linho da Akra Collection || Créditos: Divulgação

Em tempo: o projeto Akra emprega cerca de 150 artesãos e apoia o reflorestamento de diferentes áreas impactadas pela iniciativa. A coleção de estreia está no site do projeto: www.projetoakra.org.

Confira abaixo fotos da coleção e do projeto, além de vídeo assinado por Kenji Nakamura que mostra as etapas de produção protagonizado pelos artesãos.

[galeria]4403596[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Estilistas

Estilistas

A moda brasileira é um caldeirão de influências culturais, cores vibrantes e uma energia única que reflete a...

Instagram

Twitter