Publicidade
Gianni Toyota e Cacá Nobrega

A Galeria Ricardo Von Brusky anuncia a exposição individual de Yutaka Toyota, escultor nipo-brasileiro, que completou 93 anos. A mostra, que contará com um texto crítico da curadora Denise Mattar, apresenta oito obras inéditas de grande porte, revisitadas a partir de elementos recorrentes do trabalho de Toyota. A exposição estará aberta ao público de 25 de maio a 27 de setembro de 2024, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, na Rua Estados Unidos, 336, em São Paulo.

Denise Mattar destaca que Toyota fez parte do movimento artístico dos anos 1960 que rompeu com a pintura tradicional e a escultura figurativa, propondo novas experiências estéticas, cinéticas, interativas e sensoriais. Toyota utiliza reflexos para explorar o significado do cosmos, criando relevos polidos que instigam o espectador a perceber novas realidades, onde o visível se torna invisível e os contrastes se complementam.

Yutaka Toyota nasceu no Japão em 1931 e chegou ao Brasil na década de 1950, iniciando sua carreira como pintor. Recebeu importantes prêmios, como o do Salão Esso no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 1965, o que o levou à Itália. Em Milão, nos anos 1960, desenvolveu uma linguagem inovadora e expôs ao lado de artistas renomados como Enrico Castellani e Bruno Munari. De volta ao Brasil, participou de várias exposições e recebeu o Prêmio Governo do Estado na II Bienal Nacional de Artes Plásticas da Bahia em 1968. Sua participação na X Bienal Internacional de São Paulo em 1969 foi destacada por promover a interação do público com suas obras.

GLMRM mostra alguns cliques de quem passou pela abertura:

Em 1972, Toyota ganhou o prêmio do Panorama de Arte Atual Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo. A partir de 1973, começou a criar obras monumentais integradas à arquitetura e paisagem, espalhadas entre Brasil e Japão.

A Galeria Ricardo Von Brusky, fundada por Ricardo Von Brusky, que tem 40 anos de experiência no mercado de arte, promove exposições de arte contemporânea, moderna e antiga, acompanhadas de publicações, aulas e palestras. A galeria é dedicada à preservação e exibição de obras de grandes artistas e tem sido reconhecida por sua contribuição ao cenário artístico brasileiro, incluindo homenagens da Pinacoteca de São Paulo e do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Fotos: Denise Andrade

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter