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Longa-metragem de Flavio Botelho chega com exclusividade aos cinemas no dia 30 de maio.

O longa, produzido pela Gullane, em coprodução com a Trailer Filmes, Clementina e produção associada do Canal Brasil, tem investimento da Spcine e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e ganhou o Prêmio do Público como melhor filme de ficção brasileiro na 47ª Mostra internacional de Cinema de São Paulo. Com distribuição da Pandora Filmes, a obra chega aos cinemas no dia 30 de maio.

Em A METADE DE NÓS, Francisca e Carlos perdem o único filho por suicídio. Enquanto a mãe, assombrada pela culpa, se dedica a desvendar o enigma do suicídio, o pai se aliena na vida do filho morto e se muda para a casa dele.

O projeto, inspirado numa experiência pessoal do diretor, começou a tomar forma em dezembro de 2014, com o argumento inicial. Depois disso, Flavio Botelho e o outro roteirista, Bruno H Castro, contaram com a colaboração de Daniela Capelato e dos consultores de roteiro Miguel Machalski e Gualberto Ferrari, até chegarem ao oitavo tratamento do texto, ponto no qual começou a ser filmado.

“A minha irmã se suicidou em 2007 e quis falar sobre isso, sobre como lidei com essa perda e sobre quão doloroso foi esse processo. Decidi falar por meio de um casal sexagenário, uma mãe e um pai que representam tantos outros, inclusive os meus, nessa longa caminhada do luto”, conta Botelho. “O tema suicídio precisa ser falado. É uma das principais causas de morte entre os jovens no Brasil. Fizemos uma pesquisa extensa sobre o tema, para mergulhar no universo dos protagonistas”, completa.

Antes do início das filmagens, o ensaio com os atores durou três meses para a construção dos personagens. “Todo esse ensaio, inédito pra mim no cinema, faz uma diferença enorme, chegamos no set de outra forma. A intimidade que se formou entre nós três e a bagagem que trouxemos refletem nas filmagens”, comenta a atriz Denise Weinberg, que vive Francisca. Para o ator Cacá Amaral, que interpreta Carlos, “com esse processo de trabalho que realizamos, com os meses de ensaio, tudo fica mais rico, pois são personagens criados em conjunto”.

“A sensação de chegar no primeiro dia de filmagem com um elenco super afinado, uma equipe extraordinária e um plano de filmagem preciso nos trouxe uma segurança e um sentimento de colaboração maravilhoso. Estamos todos juntos contando essa história”, explica o diretor.

O cartaz do filme, agora divulgado, é um resultado do trabalho dos artistas Wanatta e Robert Frank: “Convidamos esses grandes artistas na criação do cartaz para trazerem uma visão autoral nessa peça que chega ao público antes mesmo que o próprio filme“, diz Flavio.

Veja o trailler:

O longa já ganhou alguns prêmios na temporada de festivais no último ano. Entre eles, cabe destacar também a Menção Honrosa recebida no Festival MixBrasil de Cultura e Diversidade. Os atores Cacá Amaral e Denise Weinberg comentaram ao receber o Prêmio que “o filme é sobre a alma humana, que fala de pessoas comuns, não importando de que gênero elas são; é maior que isso, fala das perdas e danos de uma família, como qualquer outra, que teve um de seus membros decepado pela depressão, pela tristeza de viver, pela intoxicação de ‘tarjas pretas’, por múltiplos motivos, hoje em percentual ascendente, estão fazendo os jovens se suicidarem. Um tema que precisa ser falado sem tabus, sem preconceitos, e que está gritando na nossa frente, pedindo socorro. Não sei o que podemos fazer, mas, como artistas neste país, é uma obrigação falarmos sobre esses temas e outros tão graves que afetam nossa sociedade, a ponto de provocar feridas profundas, e que guardamos muitas vezes, por ‘vergonha’ de mostrar que somos frágeis, vulneráveis e impotentes diante de tanta falta de humanidade, de amor, de empatia, de compreensão, que assola o nosso planeta”.

A Pandora Filmes é uma distribuidora de filmes independentes com um histórico de 35 anos de atuação no Brasil. Seu objetivo principal é ampliar os horizontes da distribuição cinematográfica no país, tanto ao revelar cineastas anteriormente desconhecidos, como ao relançar clássicos em cópias restauradas. A empresa acompanha de perto as tendências do cinema mundial e tem lançado filmes de grande destaque nos últimos anos, incluindo obras premiadas e indicadas ao Oscar, como “O Apartamento” de Asghar Farhadi e “Parasita” de Bong Joon Ho, além de produções brasileiras aclamadas pela crítica, como “Deserto Particular” de Aly Muritiba e “Uma Família Feliz” de José Eduardo Belmonte.

A Trailer Filmes, fundada em 2008 por Flavio Botelho, Iana Paro e Leopoldo Nakata, é uma produtora versátil que engloba diversos formatos audiovisuais, desde longas-metragens até vídeoinstalações para museus. Recentemente, colaborou na coprodução do longa-metragem “A Metade de Nós”, em parceria com a Gullane e a Clementina, além de ter coproduzido o premiado curta-metragem “O TÁXI DE ESCHER”. Seu foco está em apoiar o cinema independente, original e relevante, capaz de dialogar com o público.

O Canal Brasil é um dos principais canais de televisão responsáveis pelas parcerias entre TV e cinema no Brasil e no mundo, com um impressionante número de 365 longas-metragens coproduzidos. No ar há mais de duas décadas, sua programação abrange uma ampla variedade de filmes dos mais renomados cineastas brasileiros, além de programas de entrevistas, séries de ficção e documentários. A diversidade é o foco do canal, refletindo-se desde as chamadas e vinhetas até cada atração exibida, em uma valorização da liberdade de expressão.

Flavio Botelho, graduado em Direito pela PUC de São Paulo, possui uma sólida formação em cinema, incluindo cursos na EICTV em Cuba e na Universidade de São Paulo. Atua como diretor, roteirista e produtor. Seu primeiro longa-metragem como roteirista e diretor, “A Metade de Nós”, produzido em parceria com a Gullane, Trailer Filmes e Clementina, recebeu o prêmio de melhor longa brasileiro na 47ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo. Botelho também dirigiu o premiado curta-metragem “O Táxi de Escher”, em colaboração com o roteirista Aleksei Abib. Sua experiência inclui papéis como produtor executivo e assistente de direção em diversos filmes, como “A Paixão de JL”, “Homem Comum” e “Pan-Cinema Permanente”. Além disso, desempenhou funções importantes em produções internacionais, como “Jean Charles”, a primeira coprodução entre Brasil e Reino Unido, e contribuiu para o programa “Histórias que Ficam” realizado pela Fundação CSN.
A Gullane foi fundada em 1996 pelos irmãos Caio e Fabiano Gullane, e desde então tem sido uma figura proeminente no cenário audiovisual brasileiro e internacional. Com mais de 40 filmes de destaque no Brasil e no exterior, além de 25 séries de televisão, especiais e documentários, a produtora tem contribuído significativamente para o crescimento do audiovisual nacional. Entre suas produções mais reconhecidas estão filmes como “Carandiru”, “Bicho de Sete Cabeças”, “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, e a franquia “Até que a Sorte nos Separe”, bem como séries como “Alice”, “Unidade Básica” e “Carcereiros”.
A Gullane se destaca por sua capacidade de reunir os melhores talentos e parceiros da indústria do entretenimento em seus projetos, o que lhe garantiu importantes coproduções internacionais e a distribuição de suas obras para mais de 60 países. Reconhecida por suas narrativas que sensibilizam e provocam reflexões, a Gullane acumulou mais de 500 prêmios e nomeações ao longo de sua carreira, sendo reconhecida em festivais de renome mundial, como o Oscar, Cannes, Berlim, Sundance, Toronto, Veneza e o prêmio Emmy.
Sinopse: Francisca e Carlos lutam para se adaptar à nova realidade após o suicídio do único filho, Felipe. Mergulhados em fantasias, medos e melancolia, cada um a seu modo vivencia experiências radicais. Carlos se muda para o antigo apartamento de Felipe, alienando-se na vida do filho morto. Já Francisca, assombrada pela culpa, dedica-se a desvendar o enigma do suicídio.

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