Ralph Lauren completa 76 anos nesta quarta-feira como uma das figuras mais influentes do mundo da moda. Em menos de 50 anos, o estilista americano conseguiu construir seu império do zero – atualmente a empresa, da qual ele é acionista majoritário, vale US$ 12 bilhões segundo a revista “Forbes”. Abaixo, a linha do tempo de Ralph Lauren.
1967 – Com a ajuda do costureiro de Manhattan Norman Hilton, Ralph Lauren lança sua primeira loja de gravatas.
1968 – O estilista lança sua primeira linha masculina, que começa a ser distribuída em pequenas lojas de Nova York.
1970 – Ralph recebe seu primeiro prêmio COTY de críticos de moda americanos por sua coleção masculina. A conquista fez com que seu nome ficasse famoso no mundo da moda dos Estados Unidos.
1971 – Ele revolucionou a moda ao lançar uma linha de ternos femininos com alfaiataria clássica masculina. Além disso, foi a primeira vez que o logo da marca apareceu nas peças de Lauren. Foi também nesse ano que a primeira loja da marca foi aberta, em Beverly Hills.
1972 – Nasce a camisa polo de dois botões, que até hoje é sinônimo de Ralph Lauren. Na época foi lançada em 24 cores e foi um sucesso instantâneo.
1974 – O estilista entra de vez no mainstream quando cria o figurino de “O Grande Gatsby” (1974).
1976 – Faz história ao se tornar o primeiro estilista a vencer o prêmio COTY feminino e masculino no mesmo ano.
1978 – A marca supreende a todos e lança a linha Western, inspirada na mistura entre cowboys e nativos americanos.
1981 – A Ralph Lauren lança sua primeira loja fora dos Estados Unidos, na 143 Bond Street, em Londres.
1983 – Buscando diversificar os negócios, lança sua primeira home collection. Foi a primeira vez que uma marca do segmento lançou linha completa de roupas de casa. Ela se mantém até hoje.
1988 – Por conta de suas experimentações com o estilo dos nativos americanos, recebeu prêmio do Museu de Arte Folclórica americana.
1990 – É lançada a linha Polo Golf.
1992 – Com o sucesso absoluto da linha Polo Golf, a Ralph Lauren lança a Polo Sport, com o objetivo de explorar a mudança de mentalidade americana sobre esportes. No lançamento da linha, Ralph deixou bem claro seu objetivo: “eu senti que esporte e fitness iriam se tornar moda nos anos 1990. A pessoas sentem a necessidade de se exercitar. Isso era extremamente excitante para mim – a necessidade de ser saudável, de ser forte, ativo, cheio de energia. Eu queria roupas que refletissem isso, que fossem desenvolvidas com esse tipo de pensamento.”
1997 – A Ralph Lauren abre seu capital (hoje é a 89ª empresa mais valiosa do mundo: US$ 12 bilhões segundo a revista “Forbes”.
1998 – Ele foi chamado pelo ex-presidente Bill Clinton para criar um fundo e assim preservar a The Star Spangled Banner. Lauren penhorou US$ 13 milhões para salvar a bandeira que inspirou o hino americano.
2005 – A Ralph Lauren expande sua participação no esporte e se torna a fornecedora oficial dos trajes do US Open de tênis.
2007 – A marca atinge a marca de 35 boutiques nos Estados Unidos em 40 anos de vida.
2008 – A grife se torna fornecedora de todas as vestimentas dos times olímpicos americanos.
2010 – Ralph Lauren recebe das mãos de Nicolas Sarkosy a Ordem Nacional da Legião de Honra.
2015 – Ralph deixa o posto de CEO da marca que fundou e leva seu nome desde 1967. Em seu lugar entrou o executivo Stefan Larsson, veterano na indústria da moda.