Publicidade
cine_miuccia
O lado genial de Miuccia Prada no dia em que completa 67 anos || Créditos: Getty Images

Miuccia Prada, estilista italiana à frente de uma das marcas de luxo mais importantes do mundo, comemora nesta terça-feira 67 anos de vida. Ex-membro do Partido Comunista Italiano, líder de movimentos estudantis e feminista fervorosa, Miuccia não se encaixava nos padrões convencionais de uma estilista quando assumiu, em 1978, o negócio da família: uma marca de malas de viagem criada em 1913 que atendia a elite milanesa e que depois ampliou sua gama de produtos para roupas masculinas e femininas e acessórios.

IMPACTO
Seu primeiro impacto no mundo da moda aconteceu em 1985,  quando lançou uma linha de bolsas e mochilas pretas de nylon – que viraram um clássico da label, hoje uma companhia bilionária. Com a ajuda de seu marido, Patrizio Bertelli, em meados dos anos 1980, Miuccia passou a investir pesado em publicidade. Atualmente, o conglomerado controla as marcas como Miu Miu – criada por Miuccia em 1992 -, Helmut Lang e Azzedine Alaïa.

IRREVERÊNCIA

Sapatilha futurista, brincos poderosos e bolsa estruturada da Prada || Créditos: Divulgação
Sapatilhas futuristas, brincos poderosos e bolsa estruturada da Prada || Créditos: Divulgação

“Minha ideia é sempre evitar a nostalgia”. Miuccia Prada conquistou a moda por suas criações irreverentes. PhD em ciências políticas, ela sempre ignorou a indústria da moda para criar suas coleções, escolhendo seus próprios e originais caminhos. Não à toa, ganhou fama por trazer itens considerados berrantes pelo mainstream, para a passarela, dando a eles apelos sofisticados e cool. Não são poucos os statements lançados pela Prada que tornaram-se fenômenos globais, entre os mais recentes, estão o sapato Lace Up e a bolsa Inside Bag.

NO PAPEL
Em 2010, foi lançada uma biografia não autorizada de Miuccia escrita pelo jornalista Gian Luigi Paracchini, trazendo à tona segredos de sua vida. Abaixo duas passagens do livro:

livro

Paracchini revela como Miuccia conheceu o marido, Patrizio Bertelli, em uma feira de vestuário. “Ela simplesmente se aproximou dele e disse, ‘você está roubando minhas bolsas!’”, escreveu o jornalista. Quando questionada em entrevista para o “Corriere della Sera” sobre o que achou do livro, disse: “Não sou essa megera que as pessoas imaginam que eu sou. Mas me diverti lendo o livro do Gian”. Então tá…
RECONHECIMENTO
Em 2012, Miuccia Prada foi homenageada com a exposição “Schiaparelli and Prada: Impossible Conversations”, no Metropolitan Museum of Art.
Na galeria abaixo, fotos do desfile da Prada apresentado na última semana de moda de Milão, em fevereiro deste ano.
[galeria]4136531[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter