Esta semana trouxe mais tips do Circuito das Águas, desta vez, a viagem foi a bordo da nova Pajero Sport Mitsubishi. Quem perdeu tips to follow da semana passada, clique aqui para ver como a região está lindíssima e vale o passeio.
O Circuito das Águas fica no interior de São Paulo e o acesso é fácil, a estrada é ótima e linda. Muito verde, fazendas, um visual bem ao estilo Toscana.
Confesso que fizemos um tour gastronômico delicioso, com direito a degustação de vinhos @vinicolaterrassos e de cachaças. Sempre com uma vista deslumbrante para completar a experiência.
Monte Alegre do Sul
“Sou suspeita para falar mas, para mim, essa é a cidade mais charmosa da região. Além de muito verde no entorno, seu centrinho é repleto de casinhas coloniais coloridas, tem uma pracinha de cidade de interior dominada por uma linda igreja cujo projeto é réplica de uma italiana. “Foi como a Denise começou a apresentação da cidade onde vive, e quem me conhece sabe, falou em Itália já conquistou meu coração. Bom, partimos para saber mais sobre Monte Alegre e seus encantos.
Apesar de pequenina (apenas 6.000 habitantes e três ruas principais), a cidade consegue oferecer uma gastronomia variada e de qualidade, tanto no centro urbano quanto na zona rural.
TIPS de onde comer
MAS BISTROT
Localizado no porão de um casarão histórico está o MAS Bistrot, comandado pelo chef Flavio Tiago. O lugar tem ares de Toscana, com um interior em tijolo aparente e um pequeno jardim muito charmoso. Serve uma cozinha internacional de qualidade, elaborada com ingredientes frescos e de estação, bons vinhos e uma playlist que faz com que você não tenha vontade de deixar o local tão cedo.
Dom Bambu
Se você quer unir passeio turístico, bela vista e a degustação de uma culinária brasileira contemporânea, a sugestão é o Dom Bambu.
Pizzaria Farinheira
Inaugurada há apenas dois anos, a Farinheira, pizzaria artesanal, situa-se no mesmo prédio da antiga fábrica de farinha. Pequenina e charmosa, suas pizzas leves e saborosas são abertas manualmente, com massa de maturação longa e fermentação natural (que advém do levain).
La Santa Pasta – Café e Bistrô
Há anos a Cris Lagana começou a preparar, em sua cozinha, pães e massas artesanais. Quiches, biscoitinhos e sobremesas foram se juntando ao cardápio original. Recentemente, esses deliciosos produtos ganharam um espaço na cidade. Dá para tomar café da manhã, almoçar uma quiche com salada ou só passar para um cafezinho e uma guloseima.
A zona rural de Monte Alegre guarda várias delícias e vale o passeio. O município possui quase 30 alambiques artesanais, produz morango, cafés especiais, doces, geleias e licores. Além de abrigar pesqueiros e restaurantes com comidinha da vovó.
Pesqueiro do Orlando
O que começou como um pequeno pesqueiro frequentado pelos locais acabou se transformando em um dos melhores restaurantes de peixes da região, a partir do momento em que as filhas cresceram e se juntaram à mãe para aumentar o espaço e comandar a cozinha. Pai e filho comandam a criação dos peixes.
Cachaça Campanari
Como quase todas as cachaças da região, a Campanari, uma das mais premiadas, também vem sendo produzida há varias gerações passando de pais para filhos (ou filha, atualmente), descendentes de italianos. Aqui, a família Daolio (Neno – o pai – e Maira – a filha), recebe os turistas para uma completa visita ao processo produtivo com degustação ao final.
Adega Peterlini
Outra adega tocada por famílias italianas tradicionais – as Peterlini. Seis irmãs comandam o sítio Morro Alto. Uma toca com o pai as atividades rurais e as outras comandam a cozinha, a adega e um empório que possuem na cidade – o Empório São Bento. Em uma antiga tulha de café decorada com muito carinho pelas irmãs, você pode comprar salames, queijos, geleias, doces e pães caseiros. Na cave de pedra dá para degustar cachaças, licores e, mais recentemente, uma série de cervejas artesanais elaboradas por um dos genros.
Mais algumas dicas de alambiques e turismo rural no município:
Cachaça Chora Menina
Adega do Italiano
Adega Nono Rouxinolli
Alambique e restaurante Tarcisio Ferreira
Cantinho da Ni
Cantinho da Natureza
Quem não ama umas comprinhas?? Eu me encanto com artesanato, adoro peças diferentes, especialmente as de cerâmica. Me apaixonei pelas peças da Dada. Aliás, dia 12/10 tem feira de artesanato da região e se você perder esta data, dia 2/12 tem Mercadinho São João na @fazendasaojoaoamparo. Acompanhe no meu insta ou no insta da fazenda.
Atelier da Fonte
Há mais de 20 anos no mercado, Dada Macedo produz lindas cerâmicas que são expostas e vendidas no local. O espaço é muito charmoso, fica num antigo casarão restaurado. Dá até para tomar um vinhozinho enquanto se encanta com a produção da artista.
Outras mulheres talentosas comandam ateliers onde desenvolvem uma arte sensível, original e bela. Vale a pena citar algumas: Menina Moça Cerâmica, Jessica Boneca e Arte e Pati de Castro Atelier.
Onde dormir
Monte Alegre conta com pequenas pousadas, a maior parte na zona rural. Todas com muito espaço verde, preocupação com a utilização de produtos regionais e cuidado com o paisagismo. Aqui algumas:
Hotel Riacho Verde
Recanto dos Beija Flores
Pousada Recanto da Siriema
Ibiti Hotel Rural
Explorando a Beleza da Serra Negra: uma das mais belas estâncias hidrominerais do estado de São Paulo.
Serra Negra, um destino encantador no Circuito das Águas, combina paisagens deslumbrantes, clima agradável e uma atmosfera acolhedora. Quem me apresentou Serra Negra foi o André, proprietário do @hotelfazendaakropolis.
A grande novidade é a Fontana di Trevi. Isso mesmo, a maior réplica do mundo da Fontana de Roma, que você vê e joga moedinha, está em Serra Negra. Vale a visita. Está lindinha e tem uma fonte de água mineral ao lado.
Gastronomia Deliciosa
Experimente a culinária local em restaurantes aconchegantes. Aproveite para provar pratos típicos da região, como o delicioso fondue preparado com queijos locais, acompanhado por vinhos produzidos nas vinícolas da região.
Passeio de Teleférico
Suba o Morro do Cristo no teleférico e aprecie a vista panorâmica da cidade. É uma experiência memorável, especialmente ao pôr do sol.
E não perca a vista do por-do-sol do alto da Serra. É o ponto mais alto de todo o Circuito das Águas, 1300 metros de altitude, com uma vista deslumbrante. 🙂
Teleférico para chegar no Cristo.
O Cristo – segundo maior do Brasil.
Fotos: Arquivo Pessoal/Thaya Marcondes
Sobre Tips to Follow:
Tips to Follow é uma coluna semanal que explora os segredos e encantos de cada destino, desvendando lugares alternativos que vão desde aquele vilarejo menos conhecido ao restaurante com a melhor vista, incluindo curiosidades que passam longe das rotas turísticas convencionais. São dicas preciosas que vão ajudar o leitor a personalizar as suas próprias viagens, pois Thaya Marcondes acredita que cada viajante tem a sua própria essência e anseia por experiências autênticas e enriquecedoras.
Cada texto é baseado nas próprias experiências da colunista e mergulha em um universo de descobertas, desbravando caminhos menos percorridos em lugares que muitas vezes passam despercebidos pelos guias tradicionais. Com Tips to Follow, o leitor irá explorar o mundo sob uma nova perspectiva. Vem com a gente?
Sobre Thaya Marcondes:
Publicitária apaixonada e travel lover, Thaya Marcondes encontra nas viagens que faz uma fonte inesgotável de inspiração. Morou em 4 países, visitou 15 e desde os 2 anos viaja pelo Brasil. Sua paixão pelas rotas turísticas a levou a conhecer muito mais de cada destino. Seu lema é: “Viajar é o melhor investimento e inspiração para a vida profissional”. Para seguir: @thayapmarcondes