Viajantes de todo o mundo querem desfrutar de experiências incríveis junto de quem se ama. Isso foi uma das novidades destacadas por Leonel Reyes, diretor corporativo da RCD Hotels para a América Latina, em papo exclusivo com GLMRM. “O turismo voltou diferente após a pandemia, ao menos para o nosso padrão de clientes. Eles ficaram com essa urgência, de viajar, de criar as experiências todas juntas, com grupos maiores”, diz Reyes.
A RCD Hotéis é detentora e operadora da marca Hard Rock Hotel no México e no Caribe, além dos luxuosos hotéis Nobu Hotel Los Cabos, Nobu Hotel Chicago e UNICO 20°87° Riviera Maya, além de duas propriedades: Residence INN by Marriott e Playa del Carmem, no México. E não para de crescer.
Leonel falou com o GLMRM sobre diversidade, sustentabilidade, planos de expansão e o novo perfil dos viajantes. Confira a entrevista:
Houve uma mudança de perfil dos clientes da rede nessa retomada?
Uma das mudanças que percebemos é que muitos dos nossos clientes, que antes vinham em casal, viraram famílias. Eles agora chegam com filhos, babá, avós, primos, tios… Com isso, o ticket médio teve um incremento importante, dos clientes em geral. Isso também vale para o segmento LGBTQIA+, que começou com o turista sozinho, grupo de amigos, hoje começou a buscar casamentos.
Com a legalização do casamento igualitário há 3 anos , o México acabou se tornando um hotspot de casamentos. São grupos de 50 a 60 pessoas.
E tem também os reencontros escolares, gente na faixa dos 40 e poucos anos que quer reencontrar os amigos de 30 anos atrás. É um perfil de viajante muito divertido, e que não tem problema de budget. Eles fazem as mesmas besteiras da juventude, mas agora com poder aquisitivo (risos).
Vocês têm políticas voltadas para o público LGBTQIA+?
Um dos grandes pilares da marca RCD é o “love all, serve all”. Todos são clientes, todos são iguais. Focamos no princípio da igualdade, oferecendo o mesmo padrão de atendimento para todos os clientes. O cliente quer casar? Ele pode. Quer um pacote de massagem a dois? Pode. E trabalhamos fortemente na capacitação da equipe, para manter esse padrão de luxo standard. Para nós é muito importe garantir que o serviço vá ser entregue com o mesmo padrão que toda a marca oferece, para todos os clientes.
Que tipo de experiência exclusiva vocês buscam oferecer nos hotéis da rede?
Hoje trabalhamos com quatro bandeiras: Hard Rock, UNICO 20˚87˚, Nobu e Residence Inn by Marriot. Em todos eles trabalhamos muito com a cultura local: os artesanatos, os artigos têxteis feitos em casa, a gastronomia… O México, como o Brasil, é muito grande. Em três horas de viagem você já encontra outra comida, outro tempero, outro artesanato, outra cultura.
Temos no México uma celebração maia, que não é um casamento, mas uma união de almas. É muito interessante porque não importa se é a união de um homem com uma mulher, homem com homem, amiga com amiga, mãe com filha… É uma união que vai além da sexualidade, além do gênero. E isso vem da cultura maia, ancestral, ensinando respeito e igualdade. Usamos esse mesmo principio básico.
Vocês inauguraram o UNICO 20˚87˚ na Riviera Maya em 2017, considerado um dos melhores resorts de luxo all inclusive do mundo. Há planos de expansão para a marca?
O ÚNICO 20˚87˚ é resultado de mais de 50 anos de expertise na área hoteleira mexicana e representa o México moderno, cosmopolita, contemporâneo, com uma gastronomia internacional baseada em produtos locais e com valorização da cultura local.
É um hotel de personalidade, que mostra o que é a essência do destino. O segundo endereço já está prontinho e as coordenadas vão ser liberadas já, já. Os planos são de lançar mais cinco hotéis UNICOs.
Também temos uma abertura na República Dominicana, na capital Santo Domingo, que vai ser a segunda marca do grupo com o Marriot.
E também estamos criando uma nova marca, 100% RCD, para final de 2024. É um hotel bem grande, com 1.600 apartamentos, que vai acontecer em Cancún.
Qual a importância do público brasileiro para a rede?
Os turistas brasileiros são o número 1 na América Latina, e é muito importante para nós. Tanto que, mesmo com tantas mudanças políticas, pandemia e variação do dólar, o brasileiro continua apostando nas experiências da RCD, em todas as nossas marcas.
Nem a questão do visto digital nos afetou, pois os brasileiros continuam nos escolhendo, graças à diversidade de produtos que oferecemos dentro e fora do México.
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