Ventos fortes do inverno desafiam os arranha-céus de Nova York

Reprodução/Pexels

Quinto prédio mais alto dos Estados Unidos e ex-mais alto do mundo, com seus quase 426 metros de altura e localizado em Nova York, o 432 Park Avenue tem balançado como nunca por conta do fortes ventos que são sentidos na cidade nessa época do ano. Mas que ninguém se engane: o arranha-céu residencial projetado pelo arquiteto uruguaio Rafael Viñoly de fato precisa balançar, assim como todos os outros prédios com alturas parecidas ou até maiores. Do contrário, o risco de que venham ao chão é grande.

O próprio Viñoly falou a respeito disso durante um evento do qual participou em NY recentemente. Na ocasião, o que se discutia entre os presentes era justamente o limite, se é que algum dia vai haver, para a altura desses mega-empreendimentos.

Viñoly acredita que prédios mais altos ainda serão construídos, e sempre cada vez mais seguros. E no caso do 432, ele revelou que projetou os apês de forma que as pessoas neles não pudessem ver o térreo. “Senão, elas não teriam um mas dois ataques cardíacos”, brincou o gênio dos traços, explicando em seguida que mesmo aqueles que não têm medo de altura não se sentem bem olhando tão pra baixo.

Inaugurado em 2015, o 432 tem 85 andares e 125 apartamentos, sendo que os mais baratos custam a partir de US$ 20 milhões (R$ 111 milhões). Não por acaso, o prédio é considerado o cartão de visitas do “Billionaire’s Row”, ou a “Ala dos Bilionários”, uma quarteirão da Big Apple recheado de arranha-céus que balançam o tempo inteiro sem que as pessoas dentro deles, todas riquíssimas, percebam o que está acontecendo.

*

Abaixo, um vídeo com uma explicação sobre o balanço dos arranha-céus [ÁUDIO EM INGLÊS]:

Sair da versão mobile