O histórico Jewish Quarter (quarteirão judaico) é uma área imperdível para quem visita Praga. Situado na Cidade Velha (Staré Město), é um dos bairros judaicos mais preservados da capital tcheca.
Embora vários pontos turísticos mereçam uma visita, todos eles estão próximos uns dos outros, permitindo que o passeio completo seja feito em poucos minutos.
Franz Kafka, nascido em Praga em 1883, passou grande parte de sua vida no entorno da Praça da Cidade Velha. Uma escultura em sua homenagem está localizada no quarteirão judaico, fazendo referência a uma cena de um dos primeiros contos que escreveu, “Description of a Struggle” (traduzido como “Descrição de uma Luta”). Localização: Vězeňská 1, 110 00 Staré Město.
Próxima à escultura de Kafka, encontra-se a deslumbrante Sinagoga Espanhola (Španělská synagoga), construída em estilo mourisco. Esta sinagoga, uma das mais recente da região, impressiona pelo seu interior magnífico. Localização: Vězeňská 1. Outro ponto que merece ser visitado é a Staronová Synagoga, situada no bairro judeu de Josefov. Esta é a sinagoga mais antiga em funcionamento contínuo na Europa. Localização: Červená, 110 01 Praga 1.
O antigo cemitério judeu de Praga também está localizado em Josefov. É considerado o mais antigo cemitério judeu da Europa pela comunidade ashkenazi (judeus oriundos da Europa Central e Oriental). Ao lado do cemitério está a The Ceremonial Hall, um pequeno prédio de três andares que servia como espaço para a preparação dos corpos antes do sepultamento e que hoje abriga um museu. Localização: U Starého Hřbitova 243/3A, 110 00 Josefov.
- Neste artigo:
- ColunistaGLMRM,
- GLMRM Viaja,
- Modo de Vida,
- Raquel Fejgiel,
- RevistaGLMRM,