Publicidade

por Cris Tamer

 

Sibaúma é uma deliciosa surpresa: um paraíso selvagem exclusivo que proporciona uma das mais belas vistas do Atlântico. Praia deserta, falésias imensas cheias de cores e formas e ainda o surpreendente encontro do Rio Catu com o mar. Tudo isso a apenas 7 km da famosa Praia de Pipa, o que significa que estamos em um lugar de beleza e paz ímpares, com a possibilidade de uma esticada à Pipa para praias, restaurantes, bares, festas e achados interessantes. Como esta viagem estava na minha ‘wishlist’ há algum tempo, decidi aproveitar uma semana de férias das crianças para lá embarcarmos, felizes e entusiasmados.

 

Nós nos hospedamos no @kilombovillas, hotel com vilas exclusivas compostas por várias casas. Todas são diferentes entre si, algumas têm piscinas privativas e a vila onde ficamos tinha até um espaço fitness privativo, home theater, hidromassagem no rooftop, vista para o mar e o extenso e lindo gramado do hotel, de onde se vê a Praia de Sibaúma, as falésias da Praia das Minas e até o Chapadão de Pipa. Uma das coisas que mais gostei no hotel foi a possibilidade de apreciar a paisagem e os espaços criados para aproveitarmos tudo ao máximo: das refeições serem servidas nas vilas ou bangalôs do gramado ao chá da tarde, delicioso e produzido inteiramente no hotel. O serviço é um diferencial à parte, com suas solicitações prontamente atendidas através de um grupo de WhatsApp criado especialmente para cada vila. Seu proprietário, o espanhol Eduardo Giles que escolheu Sibaúma há mais de uma década, se faz presente e inspeciona com cuidadosa e gentil atenção todos os aspectos deste lugar especial. Aliás, foram dele as melhores dicas de passeios, compras, restaurantes… um verdadeiro insider e curador de experiências deste lugar inesquecível.

E refletindo agora sobre tudo o que vivi nestes sete dias de ‘dolce far niente’, quero compartilhar também algumas das experiências mais marcantes e divertidas para mim.

  1. A massagem com o terapeuta Franco no Pavilhão das Folhas Sagradas do @kilombovillas. Para entrar na lista das melhores que já fiz.
  2. Hospedar-se lá é mandatório para quem gosta de paz e calma, optando por diversão, compras e festas somente quando dá vontade. Como diz um amigo querido, “quero ir para a festa, e não me hospedar nela”. Eu entendo…
  3. Como estávamos há apenas 20 minutos da famosa e badalada Praia de Pipa, aproveitamos para fazer alguns passeios durante o dia: conhecer algumas das praias mais frequentadas da região e aproveitar suas atrações. Uma das mais procuradas é observar os golfinhos na Praia Baía dos Golfinhos. A propósito, em 2022, a Baía dos Golfinhos entrou na lista das 10 melhores praias do mundo, sabia? Como seu acesso é somente pela areia, é recomendável consultar sempre a tábua das marés e optar, claro, por ir somente na maré baixa e retornar antes dela começar a subir. Ao lado esquerdo tem-se a Praia do Madeiro, concorrida para passar todo o dia em frente ao mar, cercada de muita vegetação e com quiosques com serviço de praia. O acesso à praia se dá somente através de uma longa escadaria (como a maior parte das praias da região). Optamos pela última barraca da praia, a ‘Barraca da Flora’, de uma família acolhedora e gentil. Não espere luxos, tampouco serviço elaborado (o melhor é que você leve tudo o que pode necessitar para passar o dia, inclusive toalhas), mas conte com o carinho e o conhecimento de moradores que sabem tudo sobre a região.

  4. Passear pela Avenida Baía dos Golfinhos é também um programa interessante e legal: lojas, restaurantes, bares, cafés, sorveterias e até ‘clubs’ para dançar e se divertir. Minhas dicas: jantar no Restaurante Camburi (adorei!), tomar sorvete na famosa Sorveteria Preciosa e finalizar a noite no club Ágora Pousada Lounge Bar, ao ar livre e onde cada noite toca um estilo diferente de música. A mais concorrida? A noite do forró! E me encantou perceber que Pipa é uma praia super cosmopolita, atraindo  moradores e visitantes do mundo inteiro. Há um espírito alegre e receptivo, de muita diversidade e inclusão.
  5. Ver o pôr do sol no Mirante Sunset Bar. Pores do sol: sempre um acontecimento, né? E em meio à natureza exuberante, tudo pode ficar ainda mais belo.
  6. Outro passeio imperdível é percorrer o litoral de Pipa, Praia das Minas, Sibaúma, finalizando em Barra do Cunhaú, de Jeep ou off-road. Eu, particularmente, evitaria quadriciclos ou buggy, que considero mais instáveis. E prepare-se para vistas de tirar o fôlego.

  7. O beach club Mar by Toca, na Praia das Minas, uma praia mais deserta. A estrutura é ótima, montada sobre um gramado que foi planejado para que todas as cadeiras e espreguiçadeiras tenham vista para o mar. Único ponto negativo na minha opinião: achei os preços dos drinks e comidinhas caros. Se preferir, reserve almoço no Duna by Toca, restaurante com menu degustação de sete pratos que muda todos os dias, dependendo da disponibilidade e sazonalidade dos ingredientes. E você pode optar entre o menu Mar, Terra, vegetariano ou vegano.
  8. Como fiquei hospedada no Kilombo Villas, pude explorar e conhecer bastante a Praia de Sibaúma com suas falésias imponentes e suas tartarugas onipresentes quando a maré sobe. Uma graça observá-las com a cabecinha aparecendo na superfície.

Fotos: Cris Tamer

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter