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foto reprodução IG Sky sports

Tomado pelo caos o Treino Livre 1 e Treino Livre 2 do Grande Prêmio de Las Vegas de F1, deram o que falar. Punição, bueiro voando, troca de peças, bandeira vermelha, chefes de equipe furiosos, carros danificados, público convidado a se retirar, e por aí vai… 

 

Treino Livre 1 – F1

O primeiro treino livre do dia foi cancelado, por uma questão de segurança, após o piloto da Ferrari, Carlos Sainz passar por um bueiro com seu carro e sofrer um apagão no seu motor. A falha foi de uma estrutura de concreto em torno da tampa de bueiro, e devido a essa situação decidiram verificar todas as outras tampas do circuito de rua.

Treino Livre 2 – F1

Já no treino livre 2 que estava marcado originalmente para às 05h da manhã (horário de Brasília) passou para as 07h da manhã, com 90 minutos de duração, pois os 30 bueiros da Strip estavam sendo arrumados com cimento de secagem rápida. Sim, uma grande confusão, e fica ainda pior, já que o público não pode nem ao menos assistir ao treino. 

Com todas essas mudanças de última hora, as arquibancadas foram esvaziadas e aqueles que pagaram para assistir o treino, não puderam. Por uma questão de logística a F1 decidiu prosseguir dessa forma e o segundo treino do dia começou às 2h30 da madrugada no horário local, em Las Vegas, e foi até as 04h.

A última nota oficial divulgada foi a seguinte: 

 

Não há maior prioridade numa corrida de Fórmula 1 do que a segurança dos pilotos, fãs e funcionários. Após o incidente da noite passada envolvendo uma tampa de válvula de água no Grande Prêmio de Las Vegas, a F1 e a FIA decidiram tomar precauções extras para garantir a integridade da pista antes do reinício das corridas. Essas medidas adicionais exigiram várias horas para serem totalmente concluídas, o que levou a um atraso significativo no cronograma da corrida. Dado o adiantado da hora e as preocupações logísticas em relação à movimentação segura de torcedores e funcionários para fora do circuito, LVGP tomou a difícil decisão de fechar as fan zones antes do início do Treino Livre 2. Com uma rodada completa de treinos concluída com sucesso, LVGP espera proporcionar um fim de semana de corrida seguro e divertido para todos.

 

Punição, justa ou injusta ?  

Diante de todo o caos que se disseminou na pista, Carlos Sainz ainda tomou uma punição de 10 posições no grid, por ter trocado componentes do carro, além de ter usado a terceira bateria, mas não foi só isso. A Scuderia teve que lidar com um forte prejuízo, já que o carro foi danificado em muitas partes, e tudo isso por conta de um incidente do qual a culpa não foi do piloto e muito menos da equipe, mas mesmo assim terão que lidar com uma punição e os prejuízos. Uma atitude justa ou injusta ?   

Fred Vasseur, que atualmente atua na Ferrari como chefe de equipe, disse: 

“Danificamos completamente o monocoque (célula de sobrevivência), o motor, a bateria. Acho que é inaceitável. Nos custou uma fortuna. F… a sessão para o Carlos. Certamente não faremos parte do segundo treino livre. É inaceitável para a F1.”  

 

Não foi só a Ferrari

A equipe italiana não foi a única que sofreu com danos no assoalho. A  equipe francesa Alpine Renault também teve um incidente com seu piloto, Esteban Ocon e foi necessário trocar o chassi do francês para o segundo treino do dia. 

Depois de 41 anos sem um GP em Las Vegas a Fórmula 1 retornou à cidade de Nevada, mas não da forma que gostaria. Todo um burburinho foi criado em torno dessa etapa, que prometia ser a corrida do ano, mas o que esse GP tem entregue até agora foi muita desorganização e uma falta de preparo para recepcionar a F1. 

 

A etapa é a vigésima primeira da temporada, com número de voltas estipulado em 50 para a corrida do domingo, que acontece na madrugada de sábado para domingo às 3h00 da madrugada (horário de Brasília). O comprimento da pista é de 6,021 km e os pneus disponibilizados pela Pirelli foram Duro C3, Médio C4 e Macio C5. 

 

GP do ano ou o fracasso do ano ? 

O problema começou antes mesmo dos carros irem para a pista. Já na quarta-feira o atual campeão do mundo, Max Verstappen deu uma declaração muito honesta, sobre a apresentação especial criada para o GP de Las Vegas, onde os pilotos subiram em uma espécie de plataforma (que foi até comparada com jogos vorazes) e acenaram para o público das arquibancadas. 

Por mim podemos pular essas coisas. Não e sobre o cantor, mas sobre ficar ali em cima parecendo palhaço.disse o tricampeão mundial de F1 sobre a cerimônia de abertura do GP

 

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O fato é que muito se investiu nesse Grande Prêmio, e desde o começo sempre foi a ideia da Liberty Media (atual detentora da categoria), criar mais corridas nos Estados Unidos para que a categoria fosse ganhando mais território e visibilidade. Mas o que a Liberty não contava era que esse GP fosse alvo de críticas também, já que muitos não concordam com esse método de ganhar espaço, dando grande parte da atenção para o show ao invés de darem mais importância para a corrida em si. Aí entra a polêmica discussão. 

 

  

 

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