Publicidade

Top 10 GLMRM desta semana tem o foco no meio ambiente. A temperatura do planeta está mais quente e a população mundial vem enfrentando os impactos sem precedentes desse aumento da temperatura. Por isso, o mundo ficou de olhos atentos para a 28ª Conferência do Clima da ONU (COP28), que reuniu cerca de 200 países para coordenar ações globais climáticas.

Então, hoje, o destaque vai para especialistas de diversas áreas, como jornalismo, fotografia, ativismo e outros, que podem ajudar vocês a entenderem mais sobre a emergência climática na qual vivemos e a necessidade de preservar o meio ambiente.

Ailton Krenak

foto Reprodução IG/ Fred Siewerdt

Autor, imortal da Academia Brasileira de Letras, filósofo. Krenak publicou vários livros, entre eles “O Futuro é Ancestral” e “Ideias Para o Fim do Mundo”.Tem livros traduzidos em mais de treze países. Em reconhecimento pela sua luta pelo direito dos povos indígenas, em 2016, a Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, concedeu a ele o título de Professor Honoris Causa. Link do Instagram

Amanda Costa

É ativista climática, jovem embaixadora da ONU, apresentadora e uma das mulheres mais poderosas do Brasil abaixo dos 30 anos, segundo a Forbes. Ela é um exemplo de como é possível mudar os eixos das discussões. Costa é fundadora do Perifa Sustentável, uma organização sem fins lucrativos que promove ações sustentáveis educativas e diretas em periferias.

Cláudia Gaigher

Há 24 anos se compromete na defesa e preservação de um dos biomas símbolos do Brasil, o Pantanal. Como jornalista especializada em meio ambiente, Gaigher teve inúmeras das suas produções jornalísticas exibidas em rede nacional, em programas como Fantástico, Jornal Nacional, Globo Repórter. Suas produções sempre ressaltam a exuberância do Pantanal e evidenciam os constantes problemas ambientais que ameaçam sua fauna e flora.

Estevão Ciavatta

É diretor, roteirista e produtor de cinema e TV. Sócio-fundador da Pindorama Filmes, produtora com forte atuação no mercado audiovisual e primeira Carbono Neutra do setor, Estevão é responsável pelo posicionamento da empresa como uma casa de criação com foco na comunicação de valores e transformação social, com destaque para as produções exibidas no Fantástico – TV Globo: “Vozes do Clima”, “Amazônia SA” e “Amazônia Viva”, o primeiro filme de Estevão Ciavatta com base em tecnologias de realidade virtual.

Fe Cortez


É comunicadora, ativista da regeneração, pensadora da nova era, palestrante, pesquisadora do feminino, fundadora do @menos1lixo, autora do livro Homo Integralis. Foi por 4 anos, defensora da campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente.

Francisco José

Tem em sua trajetória mais de 40 anos dedicados ao jornalismo. Francisco visitou os cinco continentes mostrando suas belezas naturais. Superando desafios, no alto das montanhas geladas, atravessando desertos, mergulhando nos 7 mares, procurando os maiores animais, Chico José as extremidades norte e sul do planeta. Em 2016, lançou o livro “40 Anos no Ar”, um resumo da sua longa jornada, desde os sertões do Nordeste até a Oceania. Numa dessas matérias consideradas impossíveis, ficou 32 dias dentro de uma aldeia indígena, no meio da floresta amazônica. Esse Globo Repórter com os enawenê nawê, foi finalista do prêmio Emmy, o Oscar da televisão mundial.

Kátia Brasil

É cofundadora e editora executiva da agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real, com sede em Manaus (AM). É radicada na Amazônia desde os anos 1990, onde trabalhou na TV Cultura e nos jornais O Globo, A Gazeta de Roraima, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. Entre os prêmios que ganhou estão o Esso Regional Norte 1991 e Women Journo Heroes (#JournoHeroes), da International Women’s Media Foundation (IWMF), em 2019. Está na segunda posição dos +Premiados da Imprensa Brasileira 2021. É conselheira da Énois escola de jornalismo e do projeto Tornavoz.

Sebastião Salgado

foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

É um fotógrafo brasileiro considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial pelo teor social de seu trabalho. Com suas obras documentais e de natureza humana, ele captura imagens ambientais impactantes em todo o mundo. Com suas fotografias, famosas por sua qualidade artística e pela forma como capturam a essência das pessoas e dos lugares, hoje é visto como um defensor ativo da preservação da natureza e dos direitos humanos, e seu trabalho tem sido exibido no mundo. Defende em suas obras um mundo mais sustentável.

Sônia Bridi

É repórter especial do Fantástico, da Rede Globo, e emplacou uma série de histórias sobre a vida na terra e mudanças climáticas. Especialista em reportagens de ciência, tecnologia e meio ambiente, em 2014 publicou, pela Editora Globo, Diário do Clima, mostrando as mudanças climáticas que já acontecem em cinco continentes. Este ano, Sônia Bridi produziu e lançou o documentário feito na Amazônia ‘Vale dos Isolados: o Assassinato de Bruno e Dom’, um olhar especial sobre as mortes do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, ocorrida em junho de 2022, revelando como a negligência do Estado fez ressurgir um ciclo histórico de violência na região com o maior número de indígenas isolados do mundo.

Sônia Guajajara

foto reprodução IG @guajajasonia

Eleita uma das 100 pessoas mais influentes de 2022 pela revista Time, Sonia Guajajara é indígena do povo Guajajara/Tentehar, pós-graduada em Educação Especial, Bel em letras. A sua trajetória é marcada pela luta pelos direitos dos povos originários e pelo meio ambiente. É reconhecida internacionalmente pela defesa dos direitos dos povos indígenas, seus territórios e causas socioambientais. Atuou em várias organizações indígenas, como a Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB). Foi coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e atualmente é Ministra dos Povos Indígenas.

Esse conteúdo conta com a curadoria da agência @casefala.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter