Publicidade

Dados recentes mostram que 6 em cada 10 brasileiros estão acima de peso e 25% são obesos.  Além de ser um fator de risco para hipertensão arterial, diabetes e aumento do colesterol, o excesso de peso é responsável por até 8% dos casos de câncer.

Para falar sobre a ligação entre câncer, sobrepeso e obesidade, entrevistamos o dr. Luiz Gustavo Torres, da Oncologia D’Or, Oncologia D’Or no Rio de Janeiro.

Nesta conversa, o Dr. Gustavo fala quais são os tipos de câncer associados ao excesso de peso, porque a obesidade é um fator de risco para o surgimento dos tumores e como é possível prevenir a doença.

O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para quais tipos de câncer? Por quê?

Estudos apontam que o sobrepeso e o excesso de gordura corporal estão associados a 13 tipos de câncer: colorretal, endométrio, esôfago, estômago, fígado, mama, mieloma múltiplo, meningioma, ovário, pâncreas, rins, tireoide e vesícula biliar.

A tese mais aceita é que o tecido adiposo aumenta a secreção de substâncias inflamatórias, que estimulam a multiplicação das células. Quanto mais as células se multiplicam, maior é a possibilidade de surgirem células cancerígenas.

Ademais, o aumento da inflamação pelas células adiposas leva à produção extra de hormônios e fatores de crescimento. Este cenário favorece a divisão celular mais frequente, aumentando o risco do surgimento de células do câncer e da multiplicação celular sem controle, o que resulta no desenvolvimento da neoplasia.

Sendo assim, por que nem toda pessoa obesa tem câncer?

O câncer é uma doença multifatorial. E o excesso de peso é um dos fatores de risco. Os outros são histórico familiar, idade avançada, tabagismo, sedentarismo, exposição a substâncias cancerígenas e consumo excessivo de álcool e alimentos multiprocessados.

Para que o tumor se desenvolva é preciso haver uma complexa interação desses fatores. Por isso, nem todas as pessoas obesas vão desenvolver o câncer. Mas se o excesso de peso for associado a outros fatores de risco, a possibilidade do surgimento de tumores é maior.

Como é possível prevenir o câncer?

Manter o peso ideal é uma das formas de evitar a doença. Para saber se você precisa perder uns quilinhos use o Índice de Massa Corporal (IMC), um parâmetro adotado pela Organização Mundial de Saúde para calcular o peso ideal de cada pessoa. Quem tem IMC de 18,5 a 24,9 kg/m2 está com o peso normal. Indivíduos com peso entre 25 a 29 kg/m2 são considerados com sobrepeso. O IMC a partir dos 30 kg/m2 registra obesidade.

Mas como eu já disse, o excesso de gordura corporal é apenas um dos elementos que aumenta a possibilidade do surgimento do câncer. O histórico familiar e o avançar da idade são outros fatores de risco. E esses não podem ser mudados. No entanto, é possível alterar hábitos do dia a dia para prevenir o câncer como ter uma dieta equilibrada, não fumar, praticar atividade física, beber com moderação e não consumir alimentos multiprocessados.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter