Publicidade

O Brasil cada vez mais se posiciona como um importante produtor vitivinícola, tendo como uma de suas regiões de destaque o Rio Grande do Sul, cujos vinhedos ainda hoje estão sob o comando de vinícolas familiares que cresceram a nível mundial.

Em 2012, o país recebeu sua primeira denominação de origem, Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, um marco para a região que foi introduzida na cultura da videira em 1626 e hoje conta com mais de 200 diversas variedades de uvas.

Vale programar uma viagem pelo Vale dos Vinhedos, cujas experiências são uma imersão na produção de vinho brasileiro através de vinícolas familiares com histórias inspiradoras.

Começo destacando as degustações de espumantes, já que os nacionais foram os primeiros vinhos a dar destaque para o Brasil no cenário mundial. Se você quer conhecer melhor as caves, vale uma visita à Casa Valduga, que está entre as dez maiores elaboradoras de espumantes e vinhos do país e conta com a maior cave de espumantes da América Latina. Já na Miolo, você degusta a linha Miolo D.O.V.V. na torre, a 45 metros de altura e com visão 360° do vale.

Para quem gosta de aventura e passeio em meio à natureza, a Cave Geisse oferece o Terroir Experience, passeio a bordo de um mini 4×4 com paradas estratégicas para apreciar a vista, conhecer os vinhedos e degustar espumantes até mesmo na beira da cachoeira.

Uma experiência imperdível na região são os piqueniques que muitas vinícolas oferecem em seus gramados. Indico ir ao final da tarde para apreciar o pôr do sol tomando um bom vinho. Dentre as opções de locais estão o Wine Garden Miolo, Don Giovanni, e o incrível Edredom nos Parreirais da Cristofoli, um charmoso e privativo piquenique no meio do vinhedo com uma seleção de comidas regionais como frios, pães e bruschettas harmonizadas com os rótulos da vinícola.

Se você só quiser degustar alguns rótulos e for ficar mais dias na região, vale incluir na lista outras vinícolas como Estrelas do Brasil e Larentis. Vale a dica de que na maior parte das vinícolas da região você pode comprar os vinhos sem se preocupar em levar para casa, pois eles providenciam o transporte direto para sua cidade de origem muitas vezes sem cobrar o frete.

Para quem vai ao Vale dos Vinhedos, indico esticar o passeio até a cidade de Flores da Cunha, que fica a cerca de 1h30 de Bento Gonçalves. Por lá, faça uma visita à Luiz Argenta e reserve um almoço no Restaurante Clo, localizado dentro do espaço da vinícola.

Sobre Raquel Fejgiel 

Carioca nascida e criada em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Raquel trabalha como Fashion PR, é jornalista formada pela UFRJ com pós-graduação em Branding pelo IED e na área de vinhos é diplomada pela ABS Rio e WSET.

No seu perfil do Instagram @quelpf compartilha o seu lifestyle repleto de dicas incríveis de moda, gastronomia, drinks e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter