Do tipo que põe a mão na massa em tudo o que se envolve, a empresária Ana Flávia Machado, sócia da empresa Agroquima e fundadora e CEO da empresa AFS Incorporação & Conceito — responsável pelo complexo residencial Promenade, que tem feito sucesso no mercado imobiliário de Goiás — Ana Flávia sentiu necessidade de mudar de área cinco anos atrás, quando saiu do varejo, onde atuou por mais de 20 anos, e passou a cuidar da gestão dos imóveis comerciais da família.
Atualmente, se destaca no segmento pela sua forma de atuação diferenciada, marcada pela preocupação com cada projeto desde o momento em que a área é estabelecida até o detalhe dos acabamentos e a forma com que cada empreendimento vai mudar a história de um bairro e se tornar referência para a cidade em todos os seus aspectos.
GLMRM conversou com Ana Flávia sobre sua profissão, a forma como ela avalia seu papel à frente de uma incorporadora — segmento que ainda possui raras mulheres no comando — e o que mais a motiva no trabalho que desenvolve.
Como você define o papel de uma mulher a frente de uma incorporadora, um segmento com raras mulheres no comando?
Esta é uma tendência inevitável, pois a habilidade da mulher em lidar com pessoas e detalhes faz toda a diferença. Aliada à capacidade e visão estratégica, isso determina quem estará à frente do negócio. Há cinco anos, considerei que era hora de sair do varejo após atuar neste segmento por mais de 20 anos, para iniciar outro ciclo profissional. Tirei um período sabático para avaliar possíveis novos rumos, passei a cuidar da gestão dos imóveis comerciais da família e a ampliar minha atuação no mercado imobiliário. Através da minha experiência acumulada de anos em projetos de autoria própria, decidi mergulhar fundo para conhecer bem o setor nos últimos dois anos e fundar a incorporadora AFS. Realizo várias reuniões por dia e, inevitavelmente, sou a única mulher, mas tenho convicção de que este foi um caminho assertivo. A mulher tem muito a acrescentar nesse setor através de sua sensibilidade e capacidade de exercer multitarefas. Minha ideia é criar produtos para proporcionar às pessoas uma experiência que vá além de apenas um lugar para morar.
Como o Promenade ficou após sua intervenção? Qual seu papel na idealização do projeto?
Quando pensei em desenvolver este projeto foi a partir de um desejo, de criar um produto exclusivo e único para proporcionar às pessoas uma experiência que fosse além de ser somente um lugar para morar. A inspiração veio a partir do charme do bairro Jardins de São Paulo, onde encontramos alta gastronomia, arte, hotelaria de excelência, aliados a um lugar de viver e morar que acaba se tornando um estilo de vida. Esse é o DNA da AFS incorporação & Conceito, projetos com um propósito, que possibilitem tornar a vida das pessoas melhor, sempre com muita sofisticação em cada elemento. Atuando desde o momento em que a área foi formada, até o detalhe de cada acabamento, pude desenvolver esse projeto a partir de uma ideia que certamente vai mudar a história de um bairro, e vai se tornar referência em uma cidade em todos os seus aspectos.
Onde encontra inspiração para se manter atual?
Queremos contribuir com a comunidade por meio de nossos empreendimentos, nos tornando referência no mercado por desenvolver projetos fora do estigma de players que atuam como uma linha de montagem em seus produtos. Sempre teremos algo a mais para propiciar à população através de projetos triple A, como se vê no Promenade, e isto é o que me impulsiona.
- Neste artigo:
- AFS Incorporação & Conceito,
- Ana Flávia Machado,
- Modo de Vida,
- Q&A GLMRM,
- RevistaGLMRM,