A Casa da Moeda Real liberou as primeiras imagens da nova moeda britânica com o rei Charles III estampado. Mas, um pequeno detalhe surpreendeu os britânicos: diferente da Rainha Elizabeth II, a efígie do monarca não está usando coroa e, além disso, seu rosto está virado para a esquerda.
Por mais que a mudança tenha gerado surpresa, há uma explicação. Existe uma tradição na cunhagem britânica, desde o rei Charles II, de que o próximo a tomar o trono tem que estar na direção oposta do seu antecessor. Entre todos os anos, a única exceção foi o rei Edward VIII, que preferiu sua efígie virado para a esquerda, porém, foi restaurado com o pai da Rainha Elizabeth II, no reinado do rei George IV.
Com informações da Casa da Moeda Real, a imagem do novo rei nas cédulas foi criada pelo escultor Martin Jennings e aprovada pelo próprio. Os britânicos passarão a ver a imagem de Charles III a partir de dezembro, à medida que as moedas de 50 centavos de libras esterlinas entrarem gradualmente em circulação.
Antes que isso aconteça, a Casa da Moeda lançou nesta segunda-feira (3) um conjunto de moedas em memória à vida e ao legado de Rainha Elizabeth II, que protagonizou o reinado mais longo da história do Reino Unido.
- Neste artigo:
- família real britânica,
- rainha Elizabeth II,
- Rei Charles III,