Nesta terça-feira (09), a Pirelli foi anunciada pela F1 como a fornecedora de pneus da categoria até o final de 2027, seguindo o novo contrato. O grande ponto da negociação foi que a Pirelli venceu a concorrência mais uma vez. Com contrato quase se encerrando, a fornecedora corria sério risco de se ver fora da F1 e entrar em seu lugar a Bridgestone.
Mas essa história vai além da concorrência, se trata também da dificuldade que é fornecer pneus à F1 e da preocupação da própria categoria com os altos custos, o que envolve terem apenas uma fornecedora. Quem falou sobre foi o CEO da F1, Stefano Domenicali.
“Mas é um ponto relevante porque, no futuro, se você conseguir controlar com mecanismos diferentes o custo, por que não? Mas até agora isso não está na agenda de discussão nossa com a FIA ou as equipes”, disse em declaração, em relação à categoria ter uma mente mais aberta sobre manter mais de uma fornecedora.
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Apesar de não parecer, os pneus são uma parte muito importante no mundo do automobilismo e principalmente no mundo da F1. A relação que a Pirelli tem com a categoria já vem de anos e por isso que ela preza tanto por manter uma fornecedora que já conhece o funcionamento e também os problemas que acontecem, e que muitas vezes têm de ser resolvidos de última hora, já que em um final de semana de corrida qualquer milésimo de segundo é importante.
Desde 2011 que a Pirelli está inserida na F1 e desde então sendo a única fornecedora. Ao que tudo indica continuará assim. Domenicali fez questão de expressar o seu contentamento com a renovação, mas também expressar sua gratidão a Bridgestone pelo interesse.
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