Uma ponte histórica localizada na cidade de Roterdã, na Holanda, será desmontada no próximo verão do hemisfério norte para a passagem do novo super iate de Jeff Bezos, diz a imprensa local. A ponte metálica Koningshaven, conhecida como De Hef, não permite a passagem da embarcação de 127 metros, com mastros de 40 metros de altura que está sendo construída pelo estaleiro holandês Oceanco. Segundo informou um porta-voz do prefeito de Roterdã, Bezos vai pagar a conta pela retirada da ponte por meio da Oceanco.
A demolição da ponte é necessária porque ela está na única rota entre o estaleiro e o Mar do Norte e não seria viável terminar de construir o iate em outro lugar. Além disso, segundo a agência de notícias AFP, o gabinete do prefeito citou motivos econômicos para justificar a manobra, tendo em conta a geração de empregos que a construção do iate gerou. A ponte será reconstruída depois da passagem da embarcação.
A decisão por desmontar a ponte é ainda mais controversa porque ela foi reconhecida como momento nacional e passou por uma grande reforma entre 2014 e 2017. Construída em aço em 1878, a De Hef foi bastante danificada por bombardeios na Segunda Guerra e foi uma das primeiras estruturas da cidade a serem reconstruídas depois disso.
Jeff Bezos é atualmente o terceiro homem mais rico do mundo, com uma fortuna calculada em US$ 175 bilhões (cerca de R$ 924,7 bilhões) segundo a Forbes. Além de fundador da Amazon, é dono do jornal Washington Post e da empresa espacial Blue Origin.
- Neste artigo:
- Holanda,
- iate,
- Jeff Bezos,
- roterdã,