Publicidade
Emily Nunes
Emily Nunes. Foto: Reprodução/Instagram

Agosto é mês não apenas para celebrar, mas principalmente para refletir sobre a realidade, a luta e a resistência dos povos indígenas. Sim, estamos no Agosto Indígena, data que os governos usam para atrair atenção para as causas indígenas e para divulgar suas tradições e artes. A homenagem reflete as contribuições culturais que os povos originários exerceram na construção sociocultural do Brasil. GLMRM selecionou personalidades indígenas de diferentes áreas culturais pra gente seguir e apoiar.

Emilly Nunes – Modelo

Não existe fronteiras quando o assunto é sonhar alto. Emilly Nunes foi descoberta em Belém (PA) por um olheiro quando trabalhava em uma operadora de telefonia e vendia chips de celular na rua. Hoje, 4 anos depois, a modelo de 23 anos conquista as passarelas do mundo: já desfilou em Milão para a Diesel e segue como uma das promessas do mercado de moda.

Noah Alef – Modelo

De origem Pataxó, Noah Alef é uma das novas apostas brasileiras na moda internacional. Antes de ingressar nas passarelas, ele trabalhava como empacotador e fazia bicos como auxiliar de pintor. Com a carreira em ascensão, ele faz questão de aproveitar a visibilidade para alavancar causas dos povos indígenas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Noah (@noahalef)

Adanilo – Ator

Da periferia de Manaus ao Festival de Cannes com o filme “Eureka”, do diretor argentino Lisandro Alonso, Adanilo conquistou o mundo do cinema e recentemente participou de algumas obras bem conhecidas do público, como “Ricos de Amor 2”, da Netflix, e a série “Dom”, do Prime Vídeo. Em entrevista ao GLMRM, ele ressaltou que só se reconheceu indígena aos 25 anos, e hoje luta para que outras pessoas indígenas ocupem seu lugar de fala.

Katú Mirim – Rapper

Sinônimo de resistência indígena em São Paulo, a rapper Katú Mirim foi a responsável por criar a campanha viral #ÍndioNãoÉFantasia em 2018. Em seus versos, a cantora e ativista fala sobre a resistência e existência, com objetivo de desconstruir estereótipos, com uma linguagem acessível e sempre pautada por questões ligadas ao seu povo.

Denilson Baniwa – Artista plástico e curador

Nascido na Aldeia Darí, em Barcelos, no Amazonas, o artista visual e curador Denilson Baniwa compõe sua obra através de performance, pintura, projeção, imagem digital e visual das tradições do seu povo originário. Seja em revistas, filmes e séries, Baniwa é resistência!

Kauri Waiapi – Influenciador

Com muito senso de humor, Kauri Waiapi não viralizou no TikTok por conta das dancinhas, mas sim por compartilhar conhecimento sobre a vida em uma tribo indígena. Foi com um vídeo mostrando o festejo tradicional na aldeia de Karapijuty que, do dia pra noite, viu sua vida mudar. Kauri continua compartilhando a realidade com muita informação e, além de influenciador,  também é representante da Associação Indígena Wajãpi.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter