Dia de festa para a família real britânica! A rainha Camilla, esposa do rei Charles III, comemora nesta segunda-feira, dia 17 de julho, o seu 76º aniversário. De família rica, Camilla foi criada no interior da Inglaterra, onde desenvolveu sua paixão por cavalos ainda pequena. Frequentou várias escolas, incluindo Dumbrells em Sussex, Queen’s Gate em Kensington, Mon Fertile na Suíça e Institut Britannique em Paris.
Durante cerca de uma década, Charles e Camilla mantiveram um caso extraconjugal, mesmo após o casamento do príncipe com a princesa Diana, em 1981. Em 2005, Camilla e Charles se casaram em uma cerimônia civil em Windsor, com a permissão da rainha Elizabeth II. Para celebrar o aniversário da atual rainha do Reino Unido, relembre alguns fatos marcantes da sua trajetória.
Irmã mais velha
Camilla tem dois irmãos, Annabel e Mark. A mais velha entre os três, ela já descreveu sua infância como “perfeita em todos os sentidos”. Ao longo de sua adolescência, visitou vários países.
Amor à primeira vista
Charles e Camilla se conheceram na década de 1970, durante um jogo de polo, mas só se casaram em 2005. Eles mantiveram um relacionamento enquanto ambos eram casados com outras pessoas: ele com a princesa Diana, ela com Andrew Henry Parker Bowles.
Primeiro casamento
Antes de Charles, Camilla namorou o militar Andrew Parker Bowles e, depois de sete anos, em 1973, eles se casaram e tiveram dois filhos: a curadora de arte, Laura Lopes e o escritor e crítico gastronômico Tom Parker Bowles, cujo padrinho é o rei Charles.
Traição
Camilla e Andrew foram casados até 1995, mas ele teria tido vários casos com outras mulheres, enquanto ela mantinha um caso com Charles.
Casamento real
Um ano após a morte de Diana, em 1997, Camilla e Charles tornaram seu relacionamento público. Em 1999, a realeza embarcou em um programa para reintroduzir Camilla ao público. Sua primeira aparição foi cuidadosamente orquestrada com Charles fora do Ritz Hotel em Londres.
Em seguida, ela se mudou para a Clarence House, ficando com Charles. Seu nome passou a ser citado oficialmente.
Para o casamento em 2005, em Windsor, receberam cerca de 800 convidados na capela de São Jorge. Na ocasião, Camilla deixou claro que pretendia ser conhecida no futuro apenas como “princesa consorte”, apesar de ter direito ao título de rainha. O gesto foi visto como reconhecimento da sensibilidade em torno de um título destinado a Diana.
Coroação
Em fevereiro de 2022, durante a comemoração do Jubileu de Platina, que marcou 70 anos do reinado de Elizabeth II, a rainha deu a benção para que Camilla algum dia se tornasse rainha consorte. E, em maio deste ano, ela foi coroada na Abadia de Westminster ao lado de seu marido, o rei Charles III.
- Neste artigo:
- Camilla Parker Bowles,
- Charles III,
- Londres,
- Rainha,