Murilo Lomas, arquiteto e designer de interiores, é natural de Limeira, São Paulo, e graduado pela FAAP, destacando-se na nova geração de arquitetos brasileiros. Próximo de completar 41 anos, sua abordagem eclética combina elementos clássicos e contemporâneos e o resultado são espaços marcantes e singulares. Além de seu sucesso no Brasil, conquistou reconhecimento internacional – sua habilidade em equilibrar sofisticação e conforto o levou a colaborar em projetos nas principais metrópoles do mundo, incluindo Nova York, Paris e Londres.
Como você define seu trabalho?
“Procuro ser um explorador do design. Minha abordagem não tem regras, é livre e cheia de personalidade, com texturas que você vai querer tocar, cores que vão fazer seus olhos brilharem e ornamentos que contam histórias. Meu objetivo é criar espaços que são atemporais, nos quais a arte e a funcionalidade se encontram para celebrar a diversidade e a elegância”. Lomas mostra ao GLMRM o antes e depois de um de seus projetos:
Casa de Gabriela Prioli e Thiago Mansur em São Paulo – Antes de Lomas:
Fotos: Arquivo Pessoal
O casal adquiriu a casa em 2021, após a aprovação do amigo arquiteto. Localizada em um condomínio fechado no Alto dos Pinheiros, tem 455 m². Ele realizou alterações significativas na planta, incluindo a relocação da cozinha e a construção de um terceiro pavimento com estrutura metálica. O desafio principal ocorreu durante a fase de decoração, já que o casal tinha preferências opostas. O arquiteto teve papel mediador e equilibrou o estilo art déco de Gabriela com o estilo mais sóbrio de Thiago, usando materiais atemporais como madeira e pedras nacionais. Lomas também fez adaptações nos móveis para atender às preferências individuais do casal. Confira o resultado:
Fotos: Reprodução/Instagram
“O objetivo nesse projeto foi integrar o jardim com a casa, aproveitando a natureza ao máximo. O maior desafio foi conseguir ajustar a casa para as necessidades específicas do casal a partir da arquitetura original. Fizemos grandes reformulações na distribuição dos espaços originais, mudando radicalmente o conceito inicial, tanto nas áreas sociais quanto nas íntimas. Isso tudo sempre mantendo o foco no conforto e funcionalidade”, diz.
Onde você encontra inspiração?
“O mundo ao meu redor é minha maior inspiração. Tenho essa inquietude de não conseguir ficar parado no mesmo lugar, então estou sempre na estrada, explorando e imergindo no universo global do design. Minhas viagens são como expedições em busca do que há de mais interessante na arquitetura e decoração. Vou de lojas a exposições, museus a eventos, mergulhando de cabeça para absorver todas as referências possíveis e assim criar um estilo único e totalmente meu. É como se o mundo fosse meu laboratório de criação, onde tudo se transforma em inspiração.”