Publicidade
Masp
Divulgação

Fundado em 1947 pelo empresário do ramo de comunicação Assis Chateaubriand, o Museu de Arte de São Paulo comemora 76 anos nesta segunda (02). Seu projeto arquitetônico, localizado no coração da Avenida Paulista, é assinado pela arquiteta Lina Bo Bardi e é considerado um marco da arquitetura moderna, tendo recebido prêmios como o Leão de Ouro Especial na Bienal de Veneza em 2021. GLMRM, que ama este tesouro paulistano, conta mais sobre o Masp:

Masp de 1968 na Avenida Paulista. Foto: Divulgação

 

O começo

O Masp funcionava na Rua 7 de Abril, no centro de São Paulo, ocupando o segundo andar do edifício dos Diários Associados até ser transferido em 1968 para a Avenida Paulista. Entre os anos de 1947 e 1990, o crítico e marchand italiano Pietro Maria Bardi assumiu a direção do MASP a convite de Chateaubriand.

Masp funcionava incialmente na Rua 7 de Abril. Foto: Divulgação

Realeza

Você sabia que a Rainha Elizabeth II inaugurou o Masp? A rainha veio acompanhada do marido, o príncipe Phillip, e foi a única visita da monarca ao país.

Rainha Elizabeth II ao lado do ex-presidente do Masp, Pietro Maria Bardi, diante de um retrato de autoria do ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill. Foto: Divulgação

A obra 

Lina Bo Bardi projetou o Masp com simplicidade e ausência de acabamentos luxuosos, usando vidro e concreto. O edifício destaca elementos de leveza, transparência e suspensão, incluindo a esplanada conhecida como “vão livre” como espaço público. Os cavaletes de cristal no segundo andar, que desafiam o modelo tradicional de museu, são uma característica notável. A rampa vermelha, que conecta os subsolos, é outro elemento icônico. Recentemente, uma intervenção artística chamada “Yube Inu, Yube Shanu” (2023) transformou a rampa, marcando a primeira vez que ela foi totalmente pintada. Tudo parte das celebrações das Histórias Indígenas. Desde 2014, a direção artística do museu está sob a responsabilidade de Adriano Pedrosa.

Acervo

O museu começou sua coleção com doações locais, formando um importante acervo de arte europeia no Hemisfério Sul. Atualmente, sua coleção inclui mais de 11 mil obras de várias origens. Adotou desde 2016 uma abordagem inclusiva e plural em sua programação, oferecendo palestras, cursos, oficinas e programas educacionais que promovem perspectiva mais aberta da história da arte.

Acervo Masp. Foto: Divulgação

Novidades

Em 2024, o Masp terá um novo edifício adjacente. Serão interligados por uma galeria subterrânea. Este novo prédio de 14 andares, ao lado do museu, vai aumentar a área para 6.945 m² e incluirá galerias, salas de aula, reserva técnica, laboratório de restauro, restaurante, loja e espaços para eventos, melhorando a experiência dos visitantes.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter