Publicidade
Chapada das Mesas
Foto: Reprodução/Francisco Lusivaldo Marques, via Wikimedia Commons

Na seção “Pelo Brasil”, especial da Revista PODER, conheça as atrações das capitais e outras cidades do Brasilzão: São Luís e a linda Chapada das Mesas, em Imperatriz do Maranhão.

Quando se pensa no Maranhão, vem automaticamente à cabeça o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o enorme conjunto  de dunas que domina a costa leste do litoral do estado.

Chegar agora à região vindo da capital, São Luís, está ainda mais fácil, desde que foi concluído o asfaltamento do trecho entre a MA-402 e a cidade de Santo Amaro, ótimo ponto de acesso ao Parque.

Mas não é dos Lençóis que vamos falar aqui, e sim de uma atração bem menos conhecida, ao menos de quem não é do Maranhão: a Chapada das Mesas. Ela também é conhecida como “quarta” chapada – o quarteto inclui as famosas Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros e Chapada dos Guimarães.

A chapada maranhense fica no centro do estado, na região de Imperatriz, a grande cidade do interior. E tem nas cachoeiras Poço Azul e Encanto Azul, em Riachão, e o complexo de cachoeiras Pedra Caída, em Carolina, os grandes destaques. É difícil ranquear as atrações, mas a coloração azul-paraíso do Encanto Azul é forte concorrente ao pódio.

Para provar as delícias culinárias da região, a dica é o Cabana do Sol, que tem unidades em Imperatriz e em São Luís (junto ao Farol de São Miguel e mais à frente, na Litorânea). Porções muito grandes e comida surpreendentemente boa para pratos clássicos como camarão na moranga e carne de sol, em um ambiente simples e autêntico.

E já que vai estar em São Luís, o passeio no centro histórico é fundamental. A profusão de azulejos nas fachadas faz da cidade um cantinho lindamente português, apesar dos anos de domínio francês no Maranhão.

Ali, o Flor de Vinagreira e o restaurante-escola do Senac são portos seguríssimos: em fevereiro deste ano, eles dividiram o Prêmio Cazumbá de Turismo e Cultura, considerado o Oscar do Turismo Maranhense, como melhor restaurante da região.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 23 de Abril

Dia 23 de Abril

Hoje vamos com as noticias mais estilosas da primavera A França, esse querido país da moda e da...

Instagram

Twitter