Publicidade
Chapada das Mesas
Foto: Reprodução/Francisco Lusivaldo Marques, via Wikimedia Commons

Na seção “Pelo Brasil”, especial da Revista PODER, conheça as atrações das capitais e outras cidades do Brasilzão: São Luís e a linda Chapada das Mesas, em Imperatriz do Maranhão.

Quando se pensa no Maranhão, vem automaticamente à cabeça o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o enorme conjunto  de dunas que domina a costa leste do litoral do estado.

Chegar agora à região vindo da capital, São Luís, está ainda mais fácil, desde que foi concluído o asfaltamento do trecho entre a MA-402 e a cidade de Santo Amaro, ótimo ponto de acesso ao Parque.

Mas não é dos Lençóis que vamos falar aqui, e sim de uma atração bem menos conhecida, ao menos de quem não é do Maranhão: a Chapada das Mesas. Ela também é conhecida como “quarta” chapada – o quarteto inclui as famosas Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros e Chapada dos Guimarães.

A chapada maranhense fica no centro do estado, na região de Imperatriz, a grande cidade do interior. E tem nas cachoeiras Poço Azul e Encanto Azul, em Riachão, e o complexo de cachoeiras Pedra Caída, em Carolina, os grandes destaques. É difícil ranquear as atrações, mas a coloração azul-paraíso do Encanto Azul é forte concorrente ao pódio.

Para provar as delícias culinárias da região, a dica é o Cabana do Sol, que tem unidades em Imperatriz e em São Luís (junto ao Farol de São Miguel e mais à frente, na Litorânea). Porções muito grandes e comida surpreendentemente boa para pratos clássicos como camarão na moranga e carne de sol, em um ambiente simples e autêntico.

E já que vai estar em São Luís, o passeio no centro histórico é fundamental. A profusão de azulejos nas fachadas faz da cidade um cantinho lindamente português, apesar dos anos de domínio francês no Maranhão.

Ali, o Flor de Vinagreira e o restaurante-escola do Senac são portos seguríssimos: em fevereiro deste ano, eles dividiram o Prêmio Cazumbá de Turismo e Cultura, considerado o Oscar do Turismo Maranhense, como melhor restaurante da região.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 11 de Dezembro

Dia 11 de Dezembro

Perrengue chic Certamente, ao desfrutar de algumas noites em um palácio parisiense, é natural esperar um pouco de...

Instagram

Twitter