Instrumento de transformação. Essa é a visão do grafiteiro e muralista Eduardo Kobra sobre a arte. Seu posicionamento em prol de um amanhã positivo para as pessoas e para a natureza foi o start para assinar duas intervenções contemporâneas a convite da Nespresso. A primeira é uma obra com uso de materiais de upcycling e, a segunda, um painel urbano como presente para cidade de São Paulo, para alertar sobre a importância da economia circular e da sustentabilidade.
Se para Kobra a arte transforma, dessa metamorfose nasceu a “Nossas Ações Dizem Tudo”. A nova obra foi desenvolvida pelo artista com base nos preceitos do upcycling, uma tendência mundial de ressignificação de objetos para novas utilidades. Com o uso de cápsulas de alumínio Nespresso já utilizadas, o artista elevou ao patamar de arte itens que poderiam ser dispensados, provocando reflexão quanto à importância da reutilização de itens recicláveis. “Ao usar o conceito do upcycling para esta ação, estou misturando o meio e a mensagem, ou seja, fazendo com que a arte em si já seja calcada na ideia de transformação sustentável”, conta o artista.
As intervenções dão continuidade ao aniversário de 15 anos da história da Nespresso no Brasil e ao compromisso da companhia com a sustentabilidade no País, que se conectam também ao projeto mundial chamado “Com Todo o Cuidado”. “A arte é um catalisador para mudanças positivas, pois provoca sentimentos e emoções, que resultam em transformação. O olhar do Kobra é um incentivo à reflexão, aliás, uma provocação para estimular as pessoas a pensarem sobre a importância em dar uma segunda vida a itens que poderiam ser descartados. Isso é sustentabilidade.”, completa Monica Lopes, diretora de Marketing da Nespresso no Brasil.
- Neste artigo:
- arte,
- eduardo kobra,
- Intervenção artística,
- Monica Lopes,
- Nespresso,