Publicidade
Viya Huang Wei
Foto: VCG/VCG via Getty Images

Sonegar impostos é crime passível de duras consequências em qualquer país do mundo. Mas na China, não pagar o governo a parte que lhe cabe dos ganhos de um indivíduo é algo que pode se tornar uma problema para uma vida inteira. Jack Ma, por exemplo, sumiu de vista durante meses só porque fez uma críticas nesse sentido aos chineses.

Que diga a influencer digital Viya, uma das mais conhecidas no Weibo, o Twitter chinês, que conta com mais de 524 mil usuários ativos mensais. De acordo com a Administração Tributária do Estado, um órgão do presidente de Xi Jinping, Viya, que assina Huang Wei, não recolheu seus impostos devidos nos últimos anos.

Resultado: pelos valores fiscais devidos e mais a audácia de achar que se safaria da situação, Viya recebeu na semana passada uma multa recorde de US$ 210 milhões (R$ 1,19 bilhão) – soma que a influencer, confessadamente, não tem. O pagamento virá do que ela conseguiu acumular até então e de empréstimos bancários e com amigos.

O governo de Jinping tem fechado o cerco contra sonegadores, principalmente o bilionários com offshores, que em muitos casos têm seu bens bloqueados. Há quem diga que Viya foi pega de “bode espiatório” nessa história, mas também é certo que a multa que aplicaram nela, equivalente a 1,34 bilhão de yuans, farão muitos conterrâneos pensar duas vezes antes de tirar a parcela do leão.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter