Uma das vozes mais conhecidas internacionalmente da bossa nova, Astrud Gilberto morreu aos 83 anos nesta terça-feira (6). A informação foi confirmada pelo perfil de sua neta, Sofia Gilberto, nas redes sociais. No texto, a pequena de 7 anos ressaltou que sua avó tinha feito uma música intitulada “Linda Sofia” e disse que, como na canção, a vida é linda, mas ‘sua avó tinha virado uma estrelinha’.
“A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo.”
Astrud ficou conhecida mundialmente depois de ter cantado o hino “The Girl from Ipanema”, a versão em inglês do clássico “Garota de Ipanema”. A música ficou tão popular que ela se tornou a primeira brasileira e mulher a ganhar o Grammy de música do ano, ao lado do saxofonista Stan Getz, em 1965.
No mesmo ano, o álbum “Getz/Gilberto” ganhou o prêmio de disco do ano. O projeto foi uma parceria de Getz com João Gilberto e vocais de Astrud. Ela ainda foi indicada como artista revelação e melhor performance feminina, mas foi derrotada pelos Beatlles e Barbara Streisand, respectivamente.
Astrud nasceu em Salvador, se mudou para o Rio de Janeiro e foi casada com João Gilberto entre 1859 a 1964, com quem teve seu primeiro filho, Marcelo Gilberto. Em seu segundo casamento, a baiana teve seu segundo filho Greg Lasorsa. Ela morava na Filadélfia, nos Estados Unidos.