Um dos hoteis mais famosos de Nova York acaba de ser colocado à venda. Trata-se do The Liberty Inn, que fica nas redondezas do High Line Park da cidade, perto do Whitney Museum de lá e às margens do Hudson River. Longe de ser luxuoso mas confortável o suficiente para hóspede nenhum colocar defeito, o The Liberty foi fundado há mais de 40 anos e é mais chamado de “Love Hotel”, ou “Hotel do Amor”.
O motivo? É que o estabelecimento decano geralmente é o escolhido por mulheres e homens comprometidos em busca de um lugar discreto para ter encontros rápidos com seus e suas amantes. No começo dos anos 1980, o The Liberty também manteve em seu andar térreo um clube de sadomasoquismo gay, o The Anvil, cujos frequentadores iam desde trabalhadores das 9h às 17h até celebridades enrustidas de Hollywood.
Seus atuais donos, que nos autos aparecem simplesmente como Duanco Inc., estão pedindo US$ 20 milhões (R$ 109,9 milhões) pelo hotel, e esperam vendê-lo para algum investidor imobiliário disposto a colocá-lo no chão para construir algo novo em seu terreno de esquina.
Aquele tipo de propriedade que, caso as paredes falassem, colocaria um ponto final em muitas relações do grande monde nova-iorquino, o The Liberty não anda bem das pernas em termos financeiros há anos, e sua eventual venda e possível demolição certamente marcará o fim de uma era, com muitas memórias picantes indo ao chão junto com seus escombros.