GP de Las Vegas de F1 mostra que é possível criar um show dentro e fora das pistas

Leclerc se tornou o único piloto a ultrapassar uma Red Bull na corrida de 2023

 

foto reprodução IG @F1

O Grande Prêmio de Las Vegas prometeu muito e acabou entregando tudo o que prometeu, até um pouco mais na verdade. Os acontecimentos já começaram na madrugada de quinta-feira para sexta-feira: leia a matéria aqui 

Mas a corrida em si foi mais do que um grande espetáculo. Muitas disputas, ultrapassagens, torcidas e estratégias durante a prova que aconteceu na madrugada de sábado para domingo, a penúltima etapa do campeonato que se encerra em Abu Dhabi neste final de semana (25). Como na maioria das corridas, quem prevaleceu foi Max Verstappen, que venceu a primeira prova em Las Vegas, ao lado de Charles Leclerc da Ferrari que ficou em segundo lugar e o mexicano Sergio Perez o terceiro, com o vice-campeonato garantido.  

 

Largada caótica

Leclerc foi quem largou do lado mais limpo da pista, na primeira posição, mas não demorou muito para Verstappen saltar por dentro e envolver Leclerc para fora da pista, espalhando e assim, assumindo a liderança, já na primeira curva da prova.

Mas essa não foi a única confusão, os espanhóis, Carlos Sainz e Fernando Alonso também tiveram um encontro e sobrou até para o finlandês, Valtteri Bottas, que ficou com seu carro de frente para a Aston Martin de Alonso.   

Quem fez uma largada muito boa e teve um ótimo desempenho nesse GP, foi Lance Stroll, companheiro de Alonso. Ele que largou na décima nona posição, na última fila do grid, conseguiu galgar 14 posições e chegou até a ocupar a segunda colocação durante a prova. O canadense terminou a prova no top 5 com bons pontos pro time e muito elogiado. 

Volta 4 e 50 giros 

Foi assim que terminou a volta número 4 de um total de 50, para o piloto da McLaren, Lando Norris. O britânico acabou perdendo a traseira de seu carro que estampou no muro, ocasionando um safety car e também uma oportunidade de pit stop, muito bem aproveitada por Sainz e Stroll. 

A batida por outro ângulo:

 

Após a forte batida, Lando ainda respondeu a sua equipe no rádio, avisando que estava tudo bem. Ele foi levado ao centro médico, mas foi encaminhado para um hospital por precaução, para realização de exames mais completos. No fim, foi só susto mesmo. 

 

Na volta 7 a corrida foi restabelecida com bandeira verde e também foi anunciada a punição de Verstappen: 5 segundos, por ter espalhado sobre o monegasco, Leclerc.   

O top 10 da corrida ainda contou com Hamilton na sétima posição, George Russell na oitava e também Oscar Piastri da McLaren, que não teve uma corrida muito fácil, na décima posição, somando um pontinho para a sua equipe, que luta pela terceira colocação no campeonato de construtores. 

O piloto do dia 

Com a pole position na mão, Leclerc tinha chances de vitória neste final de semana, a vitória pode não ter vindo, dessa vez, mas em compensação, ele entregou muita ação com diversas ultrapassagens e batalhas. 

Na volta 16 ele atacou o tricampeão mundial, Max Verstappen diminuindo sua distância e ultrapassando. Logo depois, na volta 22, ele fez seu pit stop, que durou 3s9, bem lento, mas isso não o impediu de continuar a sua saga atrás da vitória, e ele voltou à frente de Russell e Verstappen, que pagou ali a sua punição.  

 Chegou a vez do mexicano

Perez que vinha sofrendo uma grande pressão dentro da equipe, Red Bull Racing para conquistar o vice-campeonato, conseguiu fazer uma ultrapassagem em cima de Leclerc na volta 32, mas o piloto da Scuderia Ferrari não deixou barato e essa briga se estendeu até a última volta da corrida, assim como foi em Interlagos com Alonso e Perez decidindo o P3 na linha de chegada, lado a lado. Emoção até o último minuto da corrida.

 

Esteban Ocon – P4

 

O francês da Alpine Renault beliscou um pódio, ele que largou em décimo sexto e conseguiu terminar a corrida com um incrível P4, quase que ele adiciona mais um pódio para a sua coleção. Lembrando que ele foi P3 no Grande Prêmio de Mônaco deste ano.

​​

 

Celebridades no tapete vermelho

A corrida mais esperada do ano, foi também aquela repleta de celebridades. Para onde se olhava havia uma. Tivemos desde Justin Bieber dando a bandeirada, até David Beckham nos boxes de diversas equipes, Rihanna na Ferrari ao lado de Asap Rocky, Paris Hilton, Steve Aoki, Taylor Zahar Perez, Heidi Klum, Rob Stewart, entre muitas outras celebridades reconhecidas mundialmente.  

Michael Phelps foi um dos convidados a ficar no box e aproveitar a corrida do melhor lugar, assim como David Beckham que trouxe sorte para a Aston Martin. 

Campeonato

Com a terceira colocação, Checo Perez conseguiu o vice-campeonato e com isso o campeonato se mantém com Hamilton em terceiro, Sainz em quarto, Alonso em quinto com 200 pontos, já que Verstappen se consagrou campeão e agora Perez como vice. 

No campeonato de construtores a luta continua, com a Mercedes em segundo com 392 pontos e a Ferrari que conseguiu se manter na terceira colocação, até o momento, somando 388. Mas a McLaren que também quer terminar o ano com uma boa pontuação, tem no momento 284 pontos, podendo mudar o jogo em Abu Dhabi ainda.     

Rolls-Royce – em grande estilo 

 O podcast do Max, foi um tanto quanto diferente dessa vez. Normalmente os três primeiros, antes da cerimônia do pódio se encontram em uma salinha, onde assistem alguns takes da corrida, bebem água e conversam, o que já foi batizado de podcast do Max, já que ele sempre está presente. Mas dessa vez não teve salinha e sim um Rolls-Royce, que levou Verstappen, Leclerc e Perez até as entrevistas e depois para a cerimônia do pódio na Strip  

 

Sair da versão mobile