A nona etapa do campeonato aconteceu neste domingo (2) em Spielberg, na Áustria, em um final de semana com um formato diferente, já que tivemos Sprint Race no sábado (1) com apenas um treino livre e duas classificações.
O circuito de Red Bull Ring é a casa da equipe Red Bull, que recebeu milhares de fãs da torcida laranja e dominou neste final de semana. Com a vitória de Max Verstappen na corrida principal, na Sprint Race, as duas pole positions e a ainda a volta mais rápida da prova, ele vai se tornando cada vez mais inalcançável. Superando o número de vitórias de Ayrton Senna, ele se torna o quinto maior vencedor da história.
Além de Verstappen, o mexicano Sergio Pérez, que passou mal durante o final de semana, também esteve no pódio, em P3 garantindo bons pontos para a Red Bull que continua em primeiro lugar no campeonato com 337 pontos contra 178 da Mercedes, a segunda colocada.
Agora, uma equipe que temos que exaltar neste final de semana foi a Scuderia Ferrari. Além de bater o recorde de 800 pódios na categoria, conseguiu finalmente voltar ao pódio com Charles Leclerc em P2, em uma conquista muito comemorada. A equipe italiana trouxe algumas atualizações no carro para essa etapa e, depois do final de semana positivo, podemos concluir que foram muito bem-vindas.
Além de fazer ultrapassagens, defender posição e se preocupar com a degradação de pneus, Leclerc ainda liderou o Grande Prêmio da Áustria por mais de 9 voltas. Mas, seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, não ficou tão atrás assim e teve um ótimo desempenho na corrida proporcionando batalhas insanas com Perez e Hamilton. O espanhol terminou a corrida em P4, mas, devido à punição aplicada pela FIA por ultrapassar o limite de pista, teve um crescimento de mais 10 segundos, o tornando P6.
O problema foi que a FIA não conseguiu analisar todas as infrações durante a corrida e, por isso, após algumas horas do fim do GP vieram os comunicados com as devidas punições e, assim, as mudanças no grid final da corrida. Oito pilotos sofreram punições e foram 1.200 incidentes com violação às linhas brancas do traçado.
Sendo assim, o Top 10 teve mudanças, mas sem contar os três primeiros pilotos que formaram o pódio:
1º – Max Verstappen
2º – Charles Leclerc
3º – Sergio Perez
4º – Lando Norris
5º – Fernando Alonso
6º – Carlos Sainz (perdeu duas posições)
7º – George Russell
8º – Lewis Hamilton (perdeu uma posição)
9º – Lance Stroll
10º – Pierre Gasly (perdeu uma posição)
Segundo a própria FIA, para quatro infrações, uma punição de 5s. Para cinco infrações, uma punição de 10s. Então, um ‘reinício’ foi permitido devido ao número excessivo de violações. E, foi assim que Esteban Ocon, da Alpine, conseguiu 30 segundos de acréscimo com sua punição e ficou em P14.
Além da Ferrari, a McLaren também teve um final de semana de alegrias com Lando Norris, já que o britânico terminou a corrida principal em P4, o melhor resultado da equipe em 2023. No momento, a McLaren possui 29 pontos no campeonato e está em sexto lugar, atrás da Alpine, com 47 pontos.
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