Publicidade
Isabella Santoni
Foto: Divulgação/Thales Côrtes

Quando a gente une o que mais ama com um propósito de vida, daí o match é certeiro! Foi assim que Isabella Santoni literalmente surfou de cabeça em questões sustentáveis e sentiu a necessidade de querer cuidar do seu bem mais precioso: a praia.

Quando começou a surfar em 2018, a estrela de “Dom”, da Prime Video, se deparou com uma realidade assustadora: uma quantidade absurda de lixo tanto na areia quanto no mar. “Houve dias em que eu não conseguia praticar o esporte porque chorava de tanta tristeza. Foi quando me toquei que poderia fazer algo a respeito, então pensei em chamar meus seguidores para recolher o lixo da praia. Começou assim e depois fui estudando e entendendo mais sobre a origem do lixo, o que poderia ser feito, as mudanças sustentáveis”, destaca ela em conversa exclusiva com GLMRM.

Foto: Divulgação/Thales Côrtes

Os choros se transformaram na vontade de fazer a diferença e ainda em 2018 ela fundou o “Pegada do Bem”, projeto de limpeza de praias. Mas ainda não era o suficiente: ela queria continuar sendo atuante em assuntos que envolvessem a preservação ambiental e se auto convidou para ser embaixadora do Canal Novo Mundo, uma iniciativa da ONG EcoCria fundada por Thaiane Maciel, que promove mutirões de limpeza, educação ambiental em escolas e formação educativa em grupos de vulnerabilidade social.

“Sempre compartilho o meu envolvimento através das minhas redes, mostrando o compromisso e seriedade desses projetos. Quero que cada um entenda que sua presença e participação faz a diferença, já que o que gera mudanças reais é exatamente essa união em prol de uma causa”, destaca.

Pequenos hábitos, grandes mudanças

Para Isabella, a melhor forma de começar a ter consciência é tendo  iniciativa, com pequenos hábitos que geram grandes mudanças. “Andar com sua própria garrafinha para não comprar água em garrafa plástica, evitar descartáveis de uso único, que têm sido amplamente usados em serviços de delivery, levar sua própria sacola ao mercado, diminuir o tempo do banho, fazer compostagem, separar seu lixo para reciclagem etc. Pode parecer difícil no começo, mas com o tempo você acostuma e incorpora à rotina naturalmente”, afirma.

Projetos para seguir e apoiar

A educação está diretamente ligada a práticas sustentáveis. Santoni indicou dois projetos para conhecer e apoiar:

“O VUSURF – Vivendo um Sonho é um projeto social para crianças da Rocinha com incentivo ao surfe e apoio escolar. Tem também o projeto social Centro de Treinamento Carlão Silva, que é da minha cidade natal, Nova Iguaçu, no qual participei quando criança. É um incentivo à prática de vôlei de praia”

Foto: Divulgação/Thales Côrtes

Empreendedorismo ligada a valores sustentáveis

Inquieta, curiosa e com vontade de empreender, Isa Santoni criou uma loja de beachwear, a NIA, voltada para mulheres de vida ativa. No processo de curadoria da marca, ela afirma que busca gerar o menor impacto possível no meio ambiente. “Costumo chamar nossas clientes de Mulheres Oceânicas, aquelas que dão voz ao seu oceano de possibilidades. Nossas embalagens são feitas de garrafa pet, etiquetas e tags recicladas e nossos tecidos são de fornecedores que têm um cuidado maior na hora de produção, sendo adeptos da reutilização da água, por exemplo”, finaliza.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter