A grande notícia surgiu na manhã de 1º de fevereiro, e já no mesmo dia veio a confirmação. O heptacampeão do mundo da Fórmula 1, Lewis Carl Davidson Hamilton, juntou-se à Scuderia Ferrari para a temporada de 2025, tornando-se o mais novo piloto da equipe italiana.
Sim, primeiramente um baque muito grande. Por essa ninguém esperava, mas a F1 tem disso, às vezes, você pisca e quando abre os olhos uma enorme dança das cadeiras já está acontecendo no grid.
Foi como o próprio novato da temporada disse: “Acabei de correr. Eu perdi alguma coisa?”
Os dois maiores campeões da história da F1. Hamilton como o piloto que mais venceu e a Ferrari, a equipe que mais venceu. Será um elo e tanto, mas muita água ainda vai rolar por baixo dessa ponte e a temporada deste ano que nem mesmo começou, tem que acabar para todos esses planos se concretizarem e Hamilton se tornar o mais novo companheiro de equipe de Charles Leclerc.
Primeiro a Mercedes, anunciando que Hamilton só correria pela equipe até o final de 2024. Até esse momento isso era só mais um forte indício para a possibilidade de vermos Hamilton vestir vermelho em 2025.
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Logo depois, a grande bomba.
O sonho de alguns e o infortúnio de outros se tornou a mais pura realidade, doesse a quem doesse. Mas Hamilton assinou uma cláusula que rompesse com a Mercedes e o liberasse um ano antes do atual acordo, rompendo assim o elo de 11 anos ao lado da equipe britânica.
“A Mercedes faz parte da minha vida, desde que eu tinha 13… Sair foi uma das coisas mais difíceis que eu já fiz”, disse o sete vezes campeão mundial em declaração.
Depois de 17 anos correndo com motores Mercedes, chegou a hora de dar olá aos motores Ferrari e desembarcar em um novo projeto de vida, ao lado de Fred Vasseur. Do qual Hamilton parece ter bastante confiança para apostar alto e do dia para a noite dar um novo segmento em sua carreira, assim como fez quando trocou a McLaren pela Mercedes, uma outra decisão da qual teve que tomar e fez muito bem para sua carreira.
Apesar da notícia parecer ter sido tomada da noite para o dia, não é bem assim. Tudo isso envolve muito tempo, cuidado e negociações. Ninguém troca um futuro certo por um incerto. Com as mudanças das regras para 2025, a Ferrari aposta que conseguirá estar bem posicionada, de maneira que isso envolve mudança completa nos carros e motores também.
Mas será mesmo que a Ferrari vai ter esse trunfo na manga, igual a Mercedes fez quando Hamilton se tornou o mais novo piloto e o novo regulamento foi anunciado, tornando-se a dominante por anos e anos na categoria mais cobiçada e disputada do mundo? Isso ainda vamos tirar a prova dos nove, mais para frente, mas é algo a se pensar.
A influência pesa
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Com a chegada de Vasseur à Ferrari, algumas medidas foram tomadas e mudanças foram feitas. Como por exemplo, a vinda de Loic Serra, o ex-diretor de performance da Mercedes que foi trazido à Scuderia italiana como recente engenheiro. O fato de Vasseur estar no comando só traz ainda mais confiança para Hamilton, levando em consideração que eles já trabalharam juntos na época das categorias de base. Um pode observar a evolução do outro e ambos sabem do potencial que têm, ainda mais juntos.
Saldo positivo: $ – R$ 43,3 bilhões
Dinheiro sempre é um fator importante. Números e cifrões, que se diga de passagem, números e cifrões bem consideráveis! Com contrato multianual de Lewis Hamilton, o tiro foi certeiro. A repercussão foi mundial e os lucros foram altos, atingindo desde o mundo do esporte a motor até o dos negócios. Com as ações da empresa fechando em alta de 9,21%, sendo esse o maior salto em três meses e até mesmo subiu o preço de alguns modelos, maior valorização.
Benedetto Vigna, CEO da marca, tem planos de alavancar ainda mais a Ferrari e levar a famosa Scuderia italiana para o mundo elétrico, plano esse que entra em vigor em 2025, com planejamento de um carro totalmente elétrico. O ponto é que a marca sabe como expandir e o que eles precisam fazer para que isso aconteça, já que no mundo dos negócios a Ferrari sempre foi mestre, contratando só os melhores pilotos que já pisaram na F1.
O aumento do preço das ações gerou uma valorização de R$ 43,3 bilhões, um saldo bem positivo para a Ferrari NV. Organizada comercialmente e com planos certeiros de crescer, a marca vem se impulsionando cada vez mais, e trazendo consigo a entrada de um piloto que possui uma forte imagem na mídia.
Apesar da equipe não vencer um campeonato de pilotos desde 2007, no ponto comercial as ações da Ferrari dispararam com um simples anúncio. No início da tarde, o valor das ações era de 317 euros e já no final da tarde, outro. Um aumento no preço, para 350 euros, mais de 10%. Seja bem-vindo ao mundo dos negócios.
Mercedes – Elo de anos
Muitas histórias, momentos, conquistas e memórias, que nunca poderiam ser apagadas. Foram seis títulos mundiais, recordes que foram considerados inatingíveis, marca de 100 vitórias conquistadas.
Os números não mentem e durante todos esses 11 anos em que passou na Mercedes, seus resultados foram impressionantes: Foram 222 corridas, 82 vitórias, 148 pódios, 78 poles, 4.182 voltas lideradas e 3.487 pontos conquistados. Mas calma, que em 2024 tem mais, já que o piloto britânico ainda tem mais uma temporada com a montadora alemã.
Quem substitui?
A pergunta de um milhão de dólares. Será Fernando Alonso? Oscar Piastri…? Quem será? Ainda não sabemos, nada se falou sobre, mas as especulações já começam a ganhar força, como sempre. Até porque, essa é a famosa dança das cadeiras, da qual já foi citada por aqui.
Pupilo de Toto Wolff
De uma coisa podem ter certeza, Toto Wolff é um homem do mundo dos negócios, com uma longa experiência, que sabe muito bem como o ninho de cobras da F1 funciona e nunca ficou de mãos atadas em relação ao futuro da equipe.
Aonde você quer chegar?, devem estar se perguntando.
Kimi Antonelli, esse é o meu ponto.
Um jovem garoto que já tem sua carreira ligada a Toto Wolff e todo apoio que precisa. Com um currículo brilhante, o seu próximo passo é a F2, um passo bem importante, na verdade. A hora de mostrar a que veio, e o que pode fazer para impressionar e garantir uma chance dentro da F1, o sonho de qualquer piloto.
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Depois de vencer o campeonato de 2023 da FRECA, a equipe PREMA o anunciou como seu mais novo piloto na categoria de base da F2. Uma ótima oportunidade para o jovem prodígio que vem sendo preparado para assumir um assento mais importante no futuro.
Mas, e Carlos Sainz?
Muito se pergunta sobre o futuro do piloto espanhol, que até então é piloto da Ferrari, mas com um prazo para se desfazer da equipe, até o final de 2024.
Antes dos boatos sobre Hamilton ir para Ferrari, muito já se comentava sobre a possibilidade de Sainz migrar para a Audi, que a partir de 2026 fornecerá motores para a nova equipe que usará o carro feito pela Sauber. Mas é apenas uma possibilidade.
Publicamente, Sainz se pronunciou, comunicando que ao fim de 2024 se encerra sua relação com a equipe, mas ainda tem uma longa temporada a seguir juntos, da qual dará seu máximo como sempre, pelo time e pelos fãs (Tifosi). Sobre seu futuro, assegurou que em breve serão anunciadas as novidades.
— Carlos Sainz (@Carlossainz55) February 1, 2024
O que resta é torcer para que Carlos Sainz consiga uma vaga para correr na temporada de 2025, um piloto que já provou seu valor e talento. Com a sua primeira vitória na carreira, correndo pela Ferrari na temporada de 2024, no Grande Prêmio de Singapura, onde a equipe encerrou um jejum de 434 dias sem uma vitória.
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