O escritor e ensaísta britânico de origem indiana Salman Rushdie foi atacado por um homem quando estava prestes a proferir uma palestra durante um evento no centro educacional Chautauqua Institution, em Nova York, nesta sexta (12). Segundo a BBC, testemunhas no local disseram que o homem ainda não identificado subiu ao palco e atingiu o escritor com socos e facadas. Ainda não há informações sobre o estado de saúde de Rushdie.
Um repórter da agência de notícias Associated Press que estava no local relatou ter visto um homem de cabeça raspada e roupas camufladas subir ao palco e atingir o escritor, de 75 anos, enquanto ele era apresentado. O homem foi contido por seguranças e Rushdie foi socorrido de helicóptero. O local foi esvaziado pela polícia.
Ganhador do Booker Prize, um dos prêmios de maior prestígio da literatura, o escritor sofreu anos de perseguição e ameaças de morte após a publicação de “Os Versos Satânicos” (1988), que foi considerado ofensivo por alguns seguidores do Islã e proibido no Irã. Líder do país à época, o aiatolá Ruhollah Khomeini chegou a emitir uma fatwa (espécie de pronunciamento religioso) pedindo a morte de Rushdie. Uma recompensa de mais de US$ 3 milhões foi oferecida para quem tirasse a vida do escritor.
NOW – Salman Rushdie is stabbed on stage in New York.pic.twitter.com/a6NcpnU83D (RT:@disclosetv)
— Inty Video News (@Inty_News) August 12, 2022
- Neste artigo:
- Ataque,
- literatura,
- Salman Rushdie,