As criações delicadas de François Perret, as ilusões de ótica de Cédric Grolet, os bolos regressivos de Sébastien Gaudard, os dorayakis japoneses da Tomo… Essas confeitarias, únicas em seu gênero, são absolutamente imperdíveis.
Entre instituições ou recém-chegadas, aqui estão as melhores confeitarias para descobrir na sua próxima visita a Paris.
Ritz Paris Le Comptoir
Instalada na rua Cambon, esta confeitaria gourmet é liderada pelo chef François Perret. Batizado de Ritz Paris Le Comptoir, o local pode ser frequentado do café da manhã ao chá da tarde, com um menu que evolui ao longo do dia. Primeiro, com croissants crocantes reinventados em versões longilíneas para serem ainda mais fáceis de serem degustados em pé. Na hora do almoço, o sanduíche é oferecido em três versões. E à tarde, François Perret revela suas criações assinadas: madeleines de diversos sabores, bolo marmorizado, barquette, Ritz au lait, barra de chocolate… Sem esquecer das bebidas confeitadas com uma consistência de leite com biscoito, cobertas com molhos regressivos.
Ver essa foto no Instagram
Maxime Frédéric para Louis Vuitton
Em frente ao Cheval Blanc e à La Samaritaine, o grupo LVMH continua a espalhar sua visão do estilo de vida francês com a inauguração do LV Dream. Um novo espaço cultural que reúne uma galeria de exposições, uma loja e, acima de tudo, um café especializado em confeitaria fina, comandado por Maxime Frédéric (o chef pâtissier do Cheval Blanc). Intransigente com a qualidade e a procedência de seus ingredientes (como as avelãs e os ovos provenientes de sua própria fazenda na Normandia), ele cria, entre outras coisas, um éclair de chocolate com logotipo da Louis Vuitton ou um bolo de baunilha-avelã-chocolate decorado com o Monogram. Estas criações podem ser levadas para casa ou degustadas no local, que é rodeado por plantas verdes e com vista para o Rio Sena.
Ver essa foto no Instagram
Cédric Grolet
No topo da lista das melhores confeitarias em Paris está Cédric Grolet, cujas criações ilusórias são as estrelas do Instagram (sua conta tem mais de um milhão de seguidores) e que foi eleito o melhor pâtissier do mundo em 2018. Em sua loja na rue de Castiglione, adjacente ao Meurice, ele trabalha ao lado de Yohann Caron. Juntos, criam uma infinidade de sobremesas com aparência surpreendente: uma pera maravilhosamente esculpida, uma maçã Royal Gala vermelha escarlate ou ainda uma avelã muito fotogênica. Vale ressaltar que é aconselhável chegar antes do meio-dia, horário de abertura da loja, pois os bolos esgotam rapidamente.
Ver essa foto no Instagram
Sébastien Gaudard
Assim como seu pai, Sébastien Gaudard cria bolos de alta qualidade, entre receitas familiares e criações originais. Desde o Mont-Blanc perfeito até a religieuse – as bombas de creme são recheadas com uma massa tão cremosa quanto saborosa – e passando pela tarte aux figues (torta de figos) de sua infância… Para levar para casa na Pâtisserie des Martyrs ou para saborear no salão de chá dos Tuileries.
Ver essa foto no Instagram
Bontemps
A discreta porta azul ao lado do número 57 da rue de Bretagne esconde um dos segredos mais bem guardados do Marais… no fundo de um pátio, a confeitaria Bontemps é um endereço exclusivo dirigido por Fiona e Vincent Leluc. É aqui que se encontram as melhores tortas de frutas de Paris, servidas na sala de chá com decoração vintage. Um verdadeiro prazer para os olhos, com sua louça variada e espelhos de época.
Ver essa foto no Instagram
Carl Marletti
No coração do Quartier Latin, na parte inferior da rue Mouffetard, a confeitaria de Carl Marletti construiu uma bela reputação. E por um bom motivo: os aromas de suas criações perfumam a rua! O flan pâtissier (torta cremosa) de baunilha de Madagascar atrai os amantes de doces do bairro e o mille-feuille, cuja massa é levemente caramelizada, é simplesmente delicioso. Para um lanche rápido, recomenda-se a barra de chocolate com caramelo e amendoim.
Ver essa foto no Instagram
Yann Couvreur
Especialista em combinar texturas e sabores, o chef pâtissier Yann Couvreur eleva a confeitaria a um patamar 100% natural. Sua sobremesa assinatura? O mil-folhas de baunilha de Comores, do qual ele faz apenas cinquenta unidades a cada manhã. A loja da Avenue Parmentier – sua primeira loja – é o local ideal para um lanche rápido.
Ver essa foto no Instagram
Cyril Lignac
Um destino obrigatório para os gourmands: a Pâtisserie de Cyril Lignac é uma das melhores de Paris. Especialmente pelo seu lemon tart (torta de limão) cujo sablé (massa de torta) de avelã é recheado com compota e coberto com uma placa de chocolate branco. A cobertura de limão com baunilha torna a sobremesa ainda mais saborosa.
Ver essa foto no Instagram
Sadaharu Aoki
Acostumado às casas de moda parisienses – ele fornecia para Chanel, Christian Dior e Kenzo durante a Fashion Week -, o pâtissier japonês Sadaharu Aoki encanta os amantes do matcha. Menção especial para a tarte caramel-matcha, o Paris-Brest e o sabor sutil do gergelim que está presente em todos os bolos. A combinação perfeita de sabores japoneses e franceses.
Ver essa foto no Instagram
Philippe Conticini
Já à frente da La Pâtisserie des Rêves, Philippe Conticini abre sua primeira confeitaria Gâteaux d’Émotions na rua de Varennes, no 7º arrondissement de Paris. Se adoramos seus chouquettes de baunilha e caramelo, é a tarte à l’ananas rôti (torta de abacaxi assado) que atrai a atenção de toda Paris. Seu segredo? Ele coloca sobre uma massa doce um biscoito ultra cremoso com coco grelhado, um creme temperado com maracujá, abacaxi cristalizado e pedaços de caramelo… A sobremesa exótica por excelência.
Ver essa foto no Instagram
Tomo
Sem dúvida, o melhor salão de chá franco-japonês de Paris é assinado por Romain Gaia e Takanori Murata (ex-funcionários da Aida, o restaurante de alta gastronomia japonesa em Saint-Germain des Prés). Na Tomo, eles celebram o Dorayaki em todas as suas formas. Originário do país do Sol Nascente, essa confeitaria popularizada pelo filme “Os Sabores do Palácio” é composta por duas panquecas unidas por pasta de feijão vermelho. O lanche perfeito para se familiarizar com a cultura japonesa.
Ver essa foto no Instagram
Pierre Hermé
Famoso por seus macarons com sabores mais deliciosos do que outros, o pâtissier Pierre Hermé é uma referência para os amantes de doces – ele foi eleito o melhor pâtissier do mundo em 2016. Na inauguração de seu restaurante-salão de chá 86 Champs, pudemos provar sua sobremesa assinatura, o Ispaphan: uma massa de macaron com aroma de rosa, creme de pétalas de rosas, framboesas e lichias.
Ver essa foto no Instagram
Jacques Génin
Em sua boutique-salon de chá na rue de Turenne, em Paris, o pâtissier e chocolatier Jacques Génin prepara uma seleção de deliciosos bolos todas as manhãs. A receita do famoso Paris-Brest permanece em segredo, mas não podemos deixar de salivar ao pensar em sua generosa creme de praliné… Para ser degustada com um chocolate quente caseiro. Outra tentação? A tablete de chocolate folhado de praliné.
Ver essa foto no Instagram
Sobre Mario Kaneski:
Mario Kaneski é publicitário e relações públicas fundador do estúdio arara – creative connections, escritório de comunicação e marketing parisiense que transcende fronteiras. Composta por uma equipe multicultural e diversificada, oferece consultoria em desenvolvimento de negócios, comunicações, eventos e previsão de tendências para marcas que buscam abrir novos caminhos de oportunidades de presença e reconhecimento nos mercados francês e europeu. Para seguir: @mariokaneski e @estudioarara.
- Neste artigo:
- Bontemps,
- Carl Marletti,
- Cédric Grolet,
- Cyril Lignac,
- destino,
- dorayakis,
- François Perret,
- Jacques Génin,
- Louis Vuitton,
- Mario Kaneski,
- Maxime Frédéric,
- Modo de Vida,
- Paris,
- Philippe Conticini,
- pierre herme,
- Ritz Paris Le Comptoir,
- Sadaharu Aoki,
- Sébastien Gaudard,
- Tomo,
- Yann Couvreur,