Publicidade

Dubai é um destino que vale a longa viagem. Essa cidade dos Emirados Árabes Unidos, conhecida mundialmente pela arquitetura ultramoderna, shoppings de luxo e a efervescente vida noturna, é cheia de encantos, espalhados por todos os cantos. Existem muitas atrações para todos os gostos, mas para quem a visita pela primeira vez, algumas delas são quase imperdíveis.

Destino número 1 no Traveller’s Choice Awards do Trip Advisor, Dubai recebeu 17,5 milhões de visitantes internacionais no último ano, com um crescimento de 11% em relação ao período anterior, segundo o Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET).

Quando se fala de ponto turístico em Dubai, o Burj Khalifa (@burjkhalifa) é o principal cartão-postal da cidade. A visita ao topo do arranha-céu mais alto do mundo –  com 828 metros de altura e 160 andares -, com estilo neofuturista, começa com uma vivência imersiva já no elevador. No 124º andar encontra-se o disputado At The Top, um deque de observação que oferece uma vista 360º de Dubai, incluindo o deserto e o Oceano Índico. Além de local de visitação, o superedifício conta também com apartamentos residenciais, andares corporativos e o luxuoso hotel Armani.

Logo ao lado do Burj Khalifa está o Dubai Mall (@thedubaimall), o shopping dos sonhos para quem ama a moda internacional. O complexo com 1.200 lojas – próprias, conceitos e produtos exclusivos – coleciona as maiores e mais famosas grifes do mundo e recebe mais de 100 milhões de visitantes por ano. A Fashion Avenue é a personificação do luxo e uma parada obrigatória: nela, encontram-se as marcas mais cobiçadas e os serviços para as experiências de compras são dignos de 5 estrelas: tem personal shoppers especializados, entregas agendadas das compras e até um charmoso táxi que oferece deslocamento gratuito pela ala VIP do shopping.

Na Sheikh Zayed Road, a avenida mais conhecida da cidade, o imponente Museu do Futuro (@museumofthefuture) ocupa um lugar de destaque.  Fundado em 2022, o chamado “museu vivo” oferece uma porta de entrada para o mundo daqui a 50 anos, onde a sociedade poderá evoluir nas próximas décadas utilizando a ciência e a tecnologia. A experiência é dividida em cinco capítulos e o público pode interligar-se com essa inovação revolucionária através de cenários de filmes interativos e expansivos, com participações de contadores de histórias especializados, tecnólogos e artistas visionários. O Museu do Futuro foi reconhecido pela National Geographic como um dos 14 museus mais bonitos do mundo.

Como os demais principais pontos turísticos de Dubai, o Dubai Frame (@dubaiframe) também chama a atenção pela exuberância uma estrutura de 150 metros de altura em formato de moldura dourada está instalada no meio da cidade. O mais recente marco cultural dos Emirados Árabes exibe, lá em cima, o Antigo e o Novo Dubai, ao mesmo tempo em que proporciona vistas panorâmicas e experiências de tirar o fôlego sobre uma passarela de vidro que serve como ponto instagramável para boas fotos.

Do outro lado da cidade, o luxo e a beleza imperam igualmente. A vista da paisagem do The View At The Palm (@theviewpalm) surpreende. A plataforma de observação, com 250 metros de altura, promove um panorama de 360 graus da Palm Jumeirah, a emblemática ilha artificial em forma de palmeira. Lá do alto é possível ver as mansões, alguns dos mais notáveis resorts, como o Atlantis Palm, Atlantis The Royal e Burj Al Arab, a Ain Dubai – a maior roda gigante do mundo, com 250 metros de altura – e beach clubs à beira-mar, além das águas do Golfo Pérsico e do horizonte de Dubai à distância.

Aliás, Jumeirah é um dos lugares mais prestigiados de Dubai. Há muito a se explorar, desde badaladas praias como as Kite Beach, Nessmass Beach e Black Palace Beach; elegantes cafés como Saya Brasserie e Kulture House; renomados restaurantes como o Jumeirah Fishing Harbour e Tent Jumeirah; e muitas boutiques ao longo da Jumeirah Beach Road. Também tem o La Mer, um empreendimento à beira-mar que destaca design chique e sustentável, trazendo murais de arte de rua e cabanas de madeira coloridas.

Ainda nas redondezas, encontra-se o Burj Al Arab (@burjalarab), que começou a abrir as  dependências ultraluxuosas para visitação. O icônico hotel, construído para ser uma referência do turismo mundial e que completa 25 anos em 2024, é o único no mundo reconhecido como “sete estrelas”. O famoso edifício em forma de vela tem 321 metros de altura e abriga suítes incomparáveis – todas com vista interna para o átrio e externa para o Golfo Pérsico -, que já receberam muitas celebridades internacionais como Nelson Mandela, Tom Cruise, Justin Bieber e Roger Federer. O hotel possui nove restaurantes, entre eles, o Al Muntaha (1 estrela Michelin) e o L’Olivo at Al Mahara, que conta com um imponente aquário, dando a impressão de um jantar no fundo do mar.  Além disso há spa, piscina coberta, museu, biblioteca, salão de eventos e espaço kids; já a área externa, com acesso privativo à praia,  tem 10 mil metros quadrados de espaço ao ar livre. A diária começa por volta de US$1.200 e pode chegar até US$2.800 na alta temporada.

Sinônimo de modernidade, luxo e riqueza, a Dubai Marina é o ponto de partida para quem deseja conhecer Dubai de barco e táxi aquático ou para quem quer curtir a região passeando pelo longo calçadão da orla da Dubai Marina Walk, ladeado por palmeiras e repleto de cafés e restaurantes requintados. O rico bairro residencial da cidade, que tem a maior marina artificial do mundo, é badalação garantida ao longo dos 7 quilômetros. O conjunto de torres residenciais mais altas do mundo – e mais impressionantes, do ponto de vista arquitetônico -, ganha um clima ainda mais especial no pôr do sol quando as luzes refletem nos arranha-céus enquanto iates de luxo e cruzeiros passam pelo largo canal de água do mar.

Para vivenciar a cultura local mais de perto, os Souks, os famosos mercados árabes, são lugares incríveis. Eles trazem um pouco de tudo: tem tecidos artesanais, perfumes tradicionais, especiarias e chás exóticos, artigos típicos de decoração, presentes especiais e muitas joias de ouro. Dubai é a “cidade do ouro” e o Gold Souk, o maior mercado de ouro do mundo, é visita indispensável para quem busca uma imponente joia a preço mais acessível. A cidade oferece também outros souks à beira  do Dubai Creek, na região de Deira, e vale explorar cada canto. Existem também opções de souks mais refinados como o Al Seef, bairro repleto de história que foi projetado para remeter ao passado de Dubai, numa combinação do clássico com o moderno, e o Madinat Jumeirah, que oferece compras de boutique, belas artes e esculturas entre o labirinto de ruas estreitas, nas casas de designes locais e internacionais.

Por fim, os apaixonados por aventura não podem deixar de reservar um dia para fazer o famoso Safári no Deserto. Existem diferentes empresas que operam por lá com algumas opções do programa: a Platinum Heritage (@platinumheritage) – uma agência premiada que promove o safári de luxo ecológico a bordo de um Land Rover da década de 1950, com qualidade de museu – disponibiliza, entre os pacotes, o Safari Heritage: o passeio começa no meio da tarde, propositalmente para incluir a contemplação do pôr do sol, depois de uma exploração da vida selvagem nativa. A programação segue com um volta de camelo, um jantar autêntico preparado com métodos tradicionais e show representando a verdadeira cultura e herança dos beduínos.

Quando o assunto é gastronomia, Dubai oferece um leque de opções, desde restaurantes premiados de chefs internacionais à autêntica culinária árabe. A cidade abriga mais de 200 nacionalidades e a cena tem ganhado cada vez mais notoriedade. Neste ano, a terceira edição do Guia Michelin selecionou 106 restaurantes, 17,8% a mais do que em 2023. Os premiados com duas estrelas Michelin são Il-Ristorante Niko Romito, Stay by Yannick Alléno, Trèsind Studio e o recém-chegado Row on 45. A cidade cosmopolita também propicia bons restaurantes da culinária emirati, entre eles: Al Fanar, Arabian Tea House e Al Bait Alqadeem.

Na parte de hospitalidad há inúmeros tipos de hospedagens. Minha estadia foi no Ritz-Carlton (@theritzcarltondifc), no centro financeiro internacional de Dubai; uma ótima escolha para quem busca requinte, conforto e boa localização no coração da cidade, pois fica situado a poucos minutos de distância de algumas das lendárias atrações como o Museu do Futuro, Burj Khalifa e Dubai Mall e também está conectado com a vibrante vida noturna da região. O elegante e discreto hotel 5 estrelas, de inspiração Art Déco, com detalhes árabes, destaca uma estrutura de alto padrão com instalações modernas e muito confortáveis, spa holístico, academia 24 horas, piscinas externa e interna, galeria de arte e seis restaurantes, entre eles, o Cara, que oferece, no café da manhã, uma experiência gastronômica cativante.

Dubai é, sem dúvida, um lugar que agrada diferentes gostos.

Na parte de hospitalidade, há inúmeros tipos de hospedagens. Minha estadia foi no Ritz-Carlton (@theritzcarltondifc), no centro financeiro internacional de Dubai; uma ótima escolha para quem busca requinte, conforto e boa localização no coração da cidade, pois fica situado a poucos minutos de distância de algumas das lendárias atrações, como o Museu do Futuro, Burj Khalifa e Dubai Mall, e também está conectado com a vibrante vida noturna da cidade. O elegante e discreto hotel 5 estrelas, de inspiração Art Déco, com detalhes árabes, destaca uma estrutura de alto padrão com instalações de decoração moderna e muito confortável, spa holístico, academia, piscina e um surpreendente restaurante, o Cara, que serve um excelente brunch.

Explore as fascinantes paisagens de Dubai e viva momentos que não se apagam da memória.

 

Agradecimento: @visit.dubai

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Magali Magalhães

Jornalista pós graduada em Jornalismo Cultural e possui certificação em Marketing e Branding de Luxo.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter