Van Gogh no Museu d’Orsay
Em 27 de julho de 1890, Vincent Van Gogh se suicidou com um tiro no peito em um campo em Auvers-sur-Oise, onde havia se instalado desde 20 de maio. O pintor holandês falece dois dias depois. O Museu d’Orsay dedica uma exposição inédita aos últimos dois meses de sua vida, um período intenso de criação, questionamento e renovação de sua arte. A exposição é organizada em conjunto com o Museu Van Gogh de Amsterdã, até 4 de fevereiro de 2024.
Ver essa foto no Instagram
Atenção aos crepes
Queria dizer que é uma piada, mas infelizmente é a triste realidade… Se você planejava se deliciar com um petisco ao pé da Torre Eiffel, na sua próxima visita à Paris, talvez deva pensar duas vezes. Os alimentos vendidos aos pés da famosa Dama de Ferro, especialmente a massa dos tradicionais crepes, eram armazenados em condições de higiene duvidosas. Na região, um ponto de parada obrigatório para turistas, há vendedores ambulantes que armazenam a mistura em bocas de esgoto… Indignados, moradores locais e autoridades estão soando o alarme.
🇫🇷 FLASH I À #Paris, au Champ-de-Mars, lieu très prisé des touristes, la pâte à crêpes vendue par des vendeurs à la sauvette est stockée … dans des bouches d’égouts. pic.twitter.com/aPQQX99DxE
— Cerfia (@CerfiaFR) October 8, 2023
Fête des Vendanges
Amantes de vinho e música podem se animar! De 11 a 15 de outubro, a Fête des Vendanges está de volta a Montmartre para sua 90ª edição. Com o tema dos Jogos Olímpicos, o 18º arrondissement se vestirá com as cores dos famosos anéis olímpicos, com o lema “Mais rápido, mais alto, mais forte – juntos”. Desde 1934, a Fête des Vendanges se tornou uma celebração anual imperdível. Para este aniversário muito especial, foi planejada uma programação rica em atividades, com dezenas de eventos esportivos e culturais para se divertir e escapar durante um fim de semana.
Ver essa foto no Instagram
O ciclismo está em alta na França
Para ir trabalhar nas férias com ou sem assistência elétrica: o ciclismo está em alta na França, com mais de metade dos lares equipados com pelo menos uma bicicleta e um mercado que vale bilhões de euros. De acordo com um estudo do Observatório de Sociedade e Consumo (ObSoCo), 55% dos lares têm pelo menos uma bicicleta, e um quarto dos ciclistas começaram a pedalar há menos de dois anos.
Le vélo est en plein boom en France https://t.co/QorstJrw9G
— POSITIVR (@ThePOSITIVR) October 7, 2023
O prefeito inelegível
François Commeinhes, prefeito de Sète, localizada na Região de Occitânia, foi condenado nesta segunda-feira em apelação a um ano de prisão suspenso por “desvio de fundos públicos” e a uma multa de 15.000 euros. Além disso, foi-lhe imposto um período de inelegibilidade de cinco anos e a proibição de exercer a função de prefeito, decisão que ele contesta em recurso. A apelação suspende a decisão. Eleito para a liderança da cidade de Hérault desde 2001, o ex-senador pode continuar a exercer seu quarto mandato. A Suprema Corte não se pronunciará sobre o mérito do caso, mas sim sobre a forma, ela verifica o cumprimento da lei e do processo.
La cour d’appel a condamné François Commeinhes à 1 an de prison avec sursis et 15 000 € d’amende, mais aussi prononcé 5 ans d’inéligibilité et d’interdiction d’exercer la fonction de maire. Cette affaire fait suite à un signalement d’Anticor.#AnticorAgit https://t.co/vuNHhsd4uO
— Anticor (@anticor_org) October 10, 2023
Milagre
É quase um milagre. Lucas, de 12 anos, está praticamente curado de um câncer que foi diagnosticado como incurável para seus pais há vários anos. Aos seis anos, se descobriu com um glioma infiltrante do tronco cerebral, um câncer que afeta o cérebro e que atinge apenas cerca de dez crianças por ano. Os médicos sugeriram que sua família o tratasse na França, no Instituto Gustave-Roussy, principal centro de combate ao câncer na Europa, localizado em Val-de-Marne. Este jovem pode trazer esperança para muitos outros pacientes!
Ver essa foto no Instagram
Ataque contra Israel
Emmanuel Macron condenou na terça-feira, 10 de outubro, durante uma cúpula bilateral em Hamburgo (Alemanha), a “insuportável chantagem de reféns” do Hamas. O grupo islâmico sequestrou cerca de 150 pessoas em Israel no sábado, em uma série de ataques que deixaram mais de 900 mortos. Em retaliação, Tel Aviv impôs um “cerco total” à Faixa de Gaza e está realizando intensos bombardeios na região. “Toda vez que nosso povo for alvo sem aviso prévio, isso resultará na execução de um dos reféns civis”, ameaçou o Hamas na segunda-feira à noite.
Ver essa foto no Instagram