O sol promete voltar a brilhar, iluminando o céu de Paris. É quase tão agradável relaxar em um parque quanto se aventurar pelos museus da capital. Os dois combinam perfeitamente, e muitas vezes são mais apreciados quando feitos em sequência: tirar uma soneca na grama após descobrir um artista excepcional em uma nova galeria — essa é, sem dúvida, uma das melhores maneiras de aproveitar um final de semana.
Noite de loucura
No dia 1º de junho de 2024, a Nuit Blanche retorna para uma 23ª edição excepcional, que será a mais longa de sua história. Da Nova Caledônia (onde o sol nasce mais cedo) à Polinésia (onde se põe mais tarde), Paris abrange 7 fusos horários para homenagear os territórios ultramarinos nesta nova edição que reserva muitas surpresas. A partir das 18h, a arte contemporânea se instala na capital para encontrar todos os parisienses. Performances e instalações 100% gratuitas ocupam e revisitam os lugares mais familiares da Cidade Luz, criando um encontro amplo, livre e acessível entre os artistas e a população de Paris e da Île-de-France. Graças a uma dúzia de projetos selecionados com cuidado pela diretora artística Claire Tancons, a Cidade de Paris destaca a dimensão globalizada da criação francesa, em um verdadeiro convite ao viajante.
Ver essa foto no Instagram
Segredos de Paris
A Prefeitura de Paris acolhe sua nova exposição de 25 de maio a 16 de novembro de 2024. “Paris!”: a capital se apresenta ao mundo! Esse é o nome da exposição que deve ensinar mais sobre a cidade, seja você parisiense, habitante da região parisiense ou turista de passagem. A exposição conta os últimos dez anos da capital. Através de retratos gigantes de Marguerite Bornhauser, uma imersão em Paris de bicicleta e uma rua em tamanho real com escolas, Paris se revela. Descobrimos uma vista inédita do Sena, pontos de vista patrimoniais e culturais e uma infinidade de segredos da cidade, apresentados de forma pedagógica e lúdica.
Ver essa foto no Instagram
Símbolo da Revolução Francesa
A Conciergerie é um dos monumentos históricos de Paris. Desde o século XI, o Palais de la Cité possui uma Conciergerie. Desde sua construção no século X, esse monumento foi, alternadamente, sede do Palácio da Justiça e uma prisão. Foi aqui, aliás, que Maria Antonieta foi presa. A Conciergerie é o local de poder do Conciergerie, aquele que assegura a ordem e a polícia. Durante sua renovação, o Centro dos Monumentos Nacionais quis mostrar as marcas do tempo no edifício e, assim, encontramos salas medievais de estilo gótico e salas revolucionárias. As salas medievais ficam no andar inferior, alguns metros abaixo do térreo.
Ver essa foto no Instagram
- Neste artigo:
- ColunistaGLMRM,
- Mario Kaneski,
- Modo de Vida,
- RevistaGLMRM,