Direito de escolha
Rien ne doit entraver la liberté des femmes à recourir à l’avortement. Elle est fondamentale. Pour la garantir pour toutes : nous l’inscrirons dans la Constitution. https://t.co/AB6OzzSxZq
— Élisabeth BORNE (@Elisabeth_Borne) October 29, 2023
Emmanuel Macron confirmou neste domingo, 29 de outubro, que ele apresentará um projeto de lei constitucional ao Conselho de Estado no início da próxima semana para incluir na Constituição de 1958 a “liberdade” das mulheres, que lhes é “garantida”, de recorrer a um aborto voluntário, confirmando uma informação da La Tribune Dimanche publicada no sábado à noite. A Primeira Ministra Élisabeth Borne apoiou este anúncio. “Nada deve impedir a liberdade das mulheres de recorrer ao aborto. É fundamental. Para garantir isso a todas: vamos inscrevê-lo na Constituição”, escreveu ela no X.
Retrocesso
A comissão de cultura, educação e comunicação do Senado aprovou uma proposta de lei destinada a proibir a escrita inclusiva. Apresentado pela senadora do partido Les Républicains, Pascale Gruny, o texto visa, entre outras coisas, banir o uso da escrita inclusiva no âmbito administrativo (contratos de trabalho, manuais de instruções…), proibir o uso de neologismos como “iel” e tornar um documento nulo se a escrita inclusiva for usada.
Sénat contre écriture inclusive: “J’aimerais que ça disparaisse” tacle la sénatrice LR Pascale Gruny https://t.co/fjCLqtQnjR
— RMC (@RMCInfo) October 26, 2023
Chic e natural
Em sintonia com a onda de materiais sustentáveis e pensados para o meio ambiente, os materiais naturais continuam em alta e permanecem muito presentes. À semelhança de todas as tendências, eles são trabalhados de maneira mais refinada e oferecem alternativas mais sofisticadas para uma decoração elegante, com acabamentos cuidadosos. Lãs brutas, cânhamo e linho estão em alta. O aspecto natural é buscado de forma mais qualitativa. A textura felpuda está gradualmente cedendo espaço a tecidos mais secos, materiais mais rasos, seja na decoração ou em bordados em lã, por exemplo. Eles mantêm um espírito orgânico e bruto.
Ver essa foto no Instagram
Alors on danse
O Facette se instalou nas proximidades da Gare de Lyon e está determinado a se destacar. Seu conceito não é surpreendente: como o nome sugere, está pronto para brilhar. Se o espírito festivo do restaurante se manifesta desde a entrada, a festa assume um rumo completamente diferente após as 23 horas, às quintas, sextas e sábados à noite. A partir desse horário, as mesas são afastadas e os DJs aumentam o volume de seus toca-discos, mas a cozinha segue aberta até às 3h, uma raridade em Paris.
Ver essa foto no Instagram
Abertura estratégica
Este é um dos grandes projetos culturais do candidato Emmanuel Macron em 2017: a Cidade Internacional da Língua Francesa. Ela foi inaugurada hoje, 30 de outubro, em Villers-Cotterêts (Aisne), no interior do castelo recentemente renovado, onde François 1º assinou a ordem tornando o francês a língua oficial do país em 1539. Uma inauguração de importância política, pois se trata de um projeto macronista que nasce em uma cidade governada pela Reunião Nacional. Os cerca de 10.000 habitantes estão divididos.
Ver essa foto no Instagram
Refúgio japonês
Há lugares em Paris que dominam a arte da evasão, onde, uma vez atravessado o limiar da porta, o tempo parece parar… Ogata faz parte definitivamente desses lugares: esse santuário japonês situado no Haut Marais encanta com seu design e serenidade. Fundado em 2020 por Shinichiro Ogata, um grande designer japonês, este local reúne um espaço íntimo de exposição, uma loja que destaca a artesanato japonês, um restaurante gourmet, um speakeasy à moda japonesa (Shubo) onde se pode provar uísques prestigiosos e outras bebidas, e um espaço dedicado à cerimônia do chá, o Sabo.
Ver essa foto no Instagram
Golfinhos protegidos
Os resultados de um estudo do Ifremer sobre o comportamento dos golfinhos validam a pertinência do fechamento de áreas de pesca no inverno no Golfo da Gasconha para proteger os cetáceos. Os cientistas tiveram a surpresa de descobrir que, no inverno, perto da costa, cardumes de peixes pequenos, como sardinhas, se instalam no fundo do mar por vários quilômetros. Eles estão dispostos em várias camadas e são pouco móveis. Os cientistas nunca tinham observado esse comportamento antes. Sua hipótese, de acordo com Mathieu Doray, pesquisador do Ifremer, é que, no inverno, esses peixes economizam energia ao permanecerem estáticos no fundo do mar. Os golfinhos, ao mergulharem para se alimentar neste “banquete” bem abastecido, ficam presos em redes de pesca que também se encontram no fundo.
Le projet #Delmoges 🐬 regroupe @Ifremer_fr, @UnivLaRochelle, @CNRS, @UBO_UnivBrest et @CNPMEM pour mieux comprendre les interactions entre les dauphins, leurs proies et les pêcheurs.
Les scientifiques livrent leurs premières conclusions 👇 https://t.co/2CMaGu8EJ8
— Ifremer 🌊 (@Ifremer_fr) October 26, 2023
- Neste artigo:
- 30 de outubro,
- ColunistaGLMRM,
- direto de paris,
- Mario Kaneski,
- Modo de Vida,
- RevistaGLMRM,