Publicidade

Apoio ao monstro do cinema

Uma ex-primeira-dama, um comediante belga super popular, um tenor franco-italiano, uma ex-participante do Loft e o ex-diretor da Cinemateca Francesa… A tão aguardada lista dos 55 signatários da petição publicada nesta segunda-feira pelo Figaro em apoio a Gérard Depardieu reserva algumas surpresas. O ator está sendo investigado por estupro desde 2020 e está no centro de um escândalo que se tornou político-midiático após a exibição de um documentário do “Complément d’enquête” na France 2 há duas semanas. Em trechos de um filme dirigido por Yann Moix e gravado durante uma viagem à Coreia do Norte, o ator francês é visto multiplicando comentários misóginos e insultuosos dirigidos a mulheres e mencionando uma menina. Desde o escândalo, Gérard Depardieu foi removido da Ordem Nacional do Quebec e do título de cidadão de honra da cidade de Estaimpuis, na Bélgica, enquanto sua estátua de cera foi retirada do percurso de visita do Museu Grévin em Paris.

Grande figura europeia

Seu nome está intrinsecamente ligado à história europeia. O ex-presidente da Comissão Europeia, pai do euro e figura da esquerda francesa, Jacques Delors, faleceu nesta quarta-feira, 27 de dezembro, aos 98 anos, anunciou sua filha Martine Aubry. “Ele faleceu esta manhã em sua casa parisiense enquanto dormia”, declarou a prefeita socialista de Lille. Desde 2006, o prédio de duas instituições europeias em Bruxelas foi batizado de “edifício Jacques-Delors”. Uma prova de que sua influência continua profundamente importante para a Europa de hoje. Em sua carreira política, Jacques Delors trabalhou especialmente com o primeiro-ministro Jacques Chaban-Delmas de 1969 a 1972 antes de se filiar ao Partido Socialista. Este europeu convicto foi deputado europeu e presidente da Comissão por dez anos. A Europa contemporânea foi verdadeiramente moldada por Jacques Delors, seja através da criação do mercado único, assinatura dos acordos de Schengen, o Ato Único Europeu, o lançamento do programa Erasmus para estudantes, ou mesmo a reforma da Política Agrícola Comum (PAC).

O savoir-faire francês

Se a moda francesa é mundialmente conhecida por suas peças luxuosas, isso se deve principalmente aos artesãos e aos ofícios do savoir-faire. As pessoas que dominam a criação técnica de nossas roupas são aquelas que tornam sua existência possível. Entre essa multidão de anônimos, destacam-se os artesãos, que são independentes ou organizados em oficinas autônomas, e as pessoas que exercem profissões técnicas em fábricas ou oficinas integradas a marcas. Mas em uma indústria impactada por crises sociais ou econômicas e deslocalização, as técnicas de fabricação altamente exigentes estão em perigo. Se a arte independente é a primeira a sofrer com o atual contexto que dificulta as colaborações, as fábricas e as oficinas das empresas têm dificuldade em recrutar.

Experiência imersiva

Um passeio imperdível localizado no coração do bairro Les Halles, em Paris, a igreja Saint-Eustache abre suas portas a eventos culturais diversos a cada ano, como concertos para o Dia da Música ou instalações artísticas na Noite Branca. Enquanto a igreja Saint-Eustache está atualmente exibindo, até 30 de janeiro, uma obra monumental luminosa e gratuita, o edifício revelará em breve um espetáculo visual e sonoro, descrito como “fora do tempo”, que certamente atrairá muitos curiosos. Batizada de “Luminiscência”, esta experiência imersiva e multisensorial pode ser descoberta de 15 de fevereiro a 25 de maio de 2024, por ocasião do 800º aniversário da famosa paróquia parisiense. Projeções de vídeo em 360 graus realçarão a beleza arquitetônica do local e os vitrais de Saint-Eustache, a trilha sonora, espacializada em 3D, estará em total sincronia com as imagens projetadas.

Réveillon chic

Coincidência feliz ou sólido senso de humor, será necessário desembolsar 2.024 euros para celebrar o dia 31 na grande sala do Ritz – contra 380 em ritmo normal, ou seja, cinco vezes mais caro por um prato a menos – sob uma partitura cheia de emoções assinada por Eugénie Béziat, a nova chef prodígio do Espadon. No programa, um menu em sete etapas: aperitivos; mahi-mahi com osciètre imperial, ostra ao molho diabo; vieiras com sabayon de toranja; lagosta grelhada; sorvete de tagetes e aguardente de clementina, antes de seguir diretamente para uma galinha meio-luto e uma sobremesa chocolate-vanilla. Bebidas incluídas, por generosidade… Atenção para garantir adequadamente a babá de suas crianças antecipadamente, pois a tarifa será a mesma para os pequenos. Não há idade para gostos de luxo.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter